O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, da Autoridade Nacional de Proteção Civil, vai realizar este sábado, 3 de dezembro, um simulacro de acidente numa embarcação turística do Grupo José Cristóvão, com capacidade para 164 passageiros. O exercício vai ter como cenário a albufeira do Castelo de Bode (Lago Azul) decorrendo entre as 9h00 e as 13h30.
O objectivo passa por testar a capacidade de resposta dos Agentes de Proteção Civil do distrito de Santarém, aperfeiçoando mecanismos de articulação operacional e tendo por base os princípios e determinações do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS).
Vão ser testados, entre outros, o treino operacional dos Corpos de Bombeiros; o treino dos procedimentos internos de emergência da tripulação do Barco São Cristóvão; a coordenação dos diversos Agentes de Proteção Civil e outras entidades com dever de cooperação; exercitar a capacidade de resposta das entidades envolvidas, bem como as ações de gestão, comando e controlo da operação de resposta.
O cenário implica ainda colocar em ação várias valências, de diferentes serviços e forças, tais como mergulhadores, operacionais da emergência pré-hospitalar, ou a evacuação de passageiros com recurso a embarcações de socorro, envolvendo cerca de 250 operacionais.