Luís Pacheco Cunha, no violino e Taíssa Poliakova, no piano. Foto: DR

O Centro Cultural de Ferreira do Zêzere recebe no sábado, dia 12 de março, às 21h30, o recital “Descobrir Noronha”, uma iniciativa do município e do CriaSons – Festival dedicado às tendências da música de câmara portuguesa contemporânea.

O recital conta com a interpretação de Luís Pacheco Cunha, no violino, e de Taíssa Poliakova, no piano, e acontece numa altura em que se assinala o bicentenário do nascimento do compositor português Francisco de Sá Noronha.

O compositor é autor de um importante projeto de ópera nacional ao abrigo do qual compôs duas óperas baseadas em obras de Garrett – Beatriz de Portugal e o Arco de Sant’Ana. Criou ainda várias operetas, algumas delas muito ao gosto do Brasil, onde viveu intermitentemente cerca de 30 anos. O compositor foi também o mais importante e virtuoso violinista do século XIX.

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *