O Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro vai realizar um rastreio do cancro de mama em Ferreira do Zêzere a partir de sexta-feira, dia 4, e até dia 7 de novembro, inclusive. A iniciativa dirige-se a mulheres, dos 50 aos 69 anos, e resulta de uma parceria com a Associação Regional Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e o ACES Médio Tejo.

A Unidade Móvel vai estar aparcada junto ao Centro de Saúde, funcionando de  segunda a sexta feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

A iniciativa dirige-se a mulheres dos 50 aos 69 anos, que podem contar com uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama e com equipamentos digitais novos que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico.

O rastreio resulta de uma parceria com a Associação Regional Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e o ACES Médio Tejo.

Segundo os promotores, o rastreio é de base populacional, para mulheres entre os 50 e os 69 anos e realiza-se por convite, de dois em dois anos. No Núcleo Regional do Sul, teve início em 1997 e, gradualmente, foi sendo feito o seu alargamento. Até hoje, já se realizaram cerca de 5 milhões de mamografias a nível nacional e cerca de 1 milhão de mamografias na região Sul.

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *