Na sequência de um projeto de resolução “para intervenção profunda” na escola de 2º e 3º ciclos e secundária (EB 2,3/S) de Ferreira do Zêzere apresentado pelo PSD na Assembleia da República, a concelhia do PS emitiu um comunicado no qual critica a postura dos social-democratas.
O comunicado, assinado por Bruno Gomes, vereador e líder dos socialistas ferreirenses, começa por congratular-se com a preocupação do PSD quanto à necessidade de requalificação da nossa Escola Pedro Ferreiro, requalificação essa que o PS considera “absolutamente necessária”. No entanto, lamenta que “ao longo dos mais de 40 anos de poder do PSD no concelho de Ferreira do Zêzere não tenha sido demonstrado igual preocupação”.
Dá como exemplo a construção de Pavilhão 2000, “designado pelo PSD de Pavilhão Municipal, mas construído com dinheiro do Desporto Escolar e onde a Escola não foi tida nem achada e cuja localização não serve aos alunos”.
“O PSD ao longo destes mais de 40 anos, limitou-se a aproveitar alguns apoios projetados em orientações do poder central, sem que nunca tenha tido uma política ativa para a educação no concelho”, critica o PS, dando como exemplo “a incapacidade para elaboração da carta educativa ou incapacidade para assumir a transferência de competências na educação”.
“Esperemos que isto não seja um mero exercício de propaganda. Sabem os ilustres deputados onde fica a Escola? Tal preocupação merecia pelo menos uma visita”, conclui o comunicado.
Os deputados social-democratas eleitos por Santarém apresentaram o projeto de resolução dado que consideram aquela escola “provavelmente o edifício escolar em piores condições em todo o distrito de Santarém”.