O “Mais Zêzere” impactou 70 idosos das IPSS do concelho de Ferreira do Zêzere e contou com uma equipa multidisciplinar. Foto: CMFZ

O projeto “Mais Zêzere”, para prevenção e combate da doença mental em idosos institucionalizados no concelho de Ferreira do Zêzere, envolveu 70 utentes das instituições particulares de solidariedade social, que beneficiaram de cinco ações de terapia sem apoio farmacológico.

A sessão de apresentação dos resultados obtidos decorreu no passado dia 26 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Financiado pelo Portugal Inovação Social, tendo como investidor social o Município de Ferreira do Zêzere, o projeto pautou-se pela inovação e empreendedorismo social, consubstanciando-se num conjunto de estratégias e instrumentos com vista à prevenção e combate da doença mental, nomeadamente depressão e stress, nos idosos institucionalizados no concelho.

Em comunicado, a Câmara de Ferreira do Zêzere afirma que o projeto foi desenvolvido por uma equipa multidisciplinar composta por um psicólogo, um assistente social, um musicoterapeuta, um instrutor de Yoga e um instrutor de Reiki. “A intervenção realizou-se em 5 ações de terapias, sem apoio farmacológico, permitindo uma resposta personalizada às pessoas com doença mental. A longo prazo perspetiva-se uma medicina personalizada, com enfoque no indivíduo e na sua saúde mental”, afirma o município.

Na sessão de apresentação de resultados estiveram presentes os técnicos que dinamizaram o projeto, as técnicas das instituições, também Alexandra Neves esteve presente em representação do Portugal Inovação Social, para além de representantes do Executivo e dos Serviços Sociais do Município de Ferreira do Zêzere.

Foto: CMFZ

Atualmente a frequentar o Mestrado em Jornalismo na Universidade da Beira Interior. Apaixonada pelas letras e pela escrita, cedo descobri no Jornalismo a minha grande paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *