O presidente da Câmara Ferreira do Zêzere, Bruno Gomes (PS) e o presidente da Junta de Areias e Pias, Márcio Cabral (PSD) visitaram a Biocompost, empresa apontada como uma das responsáveis pelo problema dos maus cheiros no concelho.
Sem especificar a data, Bruno Gomes revelou a realização dessa visita em reunião de executivo, o que motivou algumas questões por parte do vereador Hugo Azevedo (coligação PSD-CDS).
O presidente da Câmara começou por referir que há um relatório datado de setembro que indica “estar tudo em ordem”. Deu conta que a empresa fez um investimento numa máquina de secagem para a unidade de Vales que irá fazer com que o composto chegue a Pias mais seco, reduzindo os odores.
No caso do bagaço, acrescenta Bruno Gomes, a Biocompost tem utilizado 70 a 80 % de casca de amêndoa, produto que reduz a intensidade do odor.
Um compromisso assumido pela empresa durante a visita dos autarcas é que iriam lavar os filtros com mais frequência.
“Vamos ter alguma paciência até março, para ver o que acontece”, apelou o autarca que sublinha a atitude proativa da Câmara.
Mais cético mostrou-se o vereador Hugo Azevedo (coligação PSD-CDS), dizendo que conhece bem o problema, ou não tivesse sido presidente da Junta de Freguesia de Areias e Pias.
“Muitas foram as promessas, mas pouco se fez, é o empurrar com a barriga há muitos anos, em várias reuniões foram assumidos compromissos sérios, alguns foram concretizados, mas outros não. O problema está lá e está mais grave do que antes”, denunciou o autarca.