Praia fluvial da Bairrada/Bairradinha acolhe performance artística Trans(H)umância. Foto: Mário Abreu

Inicialmente prevista para a praia fluvial do Lago Azul, a performance artística Trans(H)umância, pela Companhia de Teatro Kopinxas, vai realizar-se na praia fluvial da Bairrada/Bairradinha, Ferreira do Zêzere, no domingo, 26 de junho, às 16h00.

Trata-se de uma iniciativa “Caminhos das Pessoas” incluída na programação cultural em rede Médio Tejo e Município de Ferreira do Zêzere, com o apoio Centro 2020 e Portugal 2020.

Entende-se por transumância o deslocamento sazonal dos rebanhos para locais que oferecem melhores condições durante determinada parte do ano. Segundo a sinopse do espetáculo, “a performance é ancorada num conceito de constante procura, é um cruzamento metafórico entre as singularidades do homem e de um rebanho. Os transumantes são personagens de executivos, a imagem estereotipada do indivíduo que usa fato preto e mala executiva. O pastoreio é orientado e maestrado pela personagem de um pastor”.

Praia fluvial da Bairrada / Bairradinha. Foto: mediotejo.net

A performance é “no seu todo um jogo simbólico que deixa em aberto diferentes leituras do mesmo objeto, as imagens criadas transportam facilmente para um universo contrastante entre o mundo rural e o mundo urbano ou para o capitalismo como forma de transumância”, explica a sinopse, que refere ainda o “registo de deambulação com pequenos apontamentos fixos, os quais, procuram uma exploração dos diversos espaços físicos que a rua nos oferece”.

Este fim de semana começa o “Verão Ferreira do Zêzere”

Música, dança, desporto, etnografia, feiras de artesanato e feira de antiguidades. A praça da vila de Ferreira do Zêzere vai ter animação e cultura até domingo.

Esta sexta-feira, dia 24 de junho, a Sociedade Filarmónica Ferreirense dará um concerto às 21h30. No sábado, a partir das 15h00, abre a Feira de Antiguidades, no jardim.

Ainda no sábado, às 21h00, é a vez de um espetáculo de ballet e a haverá lugar à apresentação de judo pela Associação de Marinheiros de Ferreira do Zêzere. A iniciativa ‘Verão Ferreira do Zêzere’ é da Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere e conta com o apoio do Município.

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.