João Pedro Pais e Miguel Gameiro são cabeças de cartaz nas festas de Ferreira do Zêzere. Foto: DR

A notícia de que o presidente da Câmara de Ferreira do Zêzere, Jacinto Lopes (PSD), ainda mantinha em agenda as festas de agosto, conhecidas como Festa do Emigrante, não terá caído bem junto de algum público, que teceu fortes críticas à posição do autarca. Ainda assim o município mantém a intenção de realizar os festejos, a menos que a situação em torno da crise pandémica torne a piorar em maio.

O tema foi abordado na reunião camarária de quinta-feira, 23 de abril, pelo vice-presidente Paulo Neves. “Acho que devemos tentar segurá-la”, comentou o autarca sobre a Festa do Emigrante, mencionando críticas bastante fortes deixadas ao presidente da Câmara por ter defendido a sua realização.

A restauração e o comércio, comentou, vão precisar de um estímulo depois da pandemia passar e a Festa do Emigrante, em agosto, serviria ao propósito. “Era excelente que nos deixassem fazem a Festa”, refletiu.

Para a Festa do Emigrante – Depenicar em Ferreira do Zêzere, a decorrer entre os dias 7 e 9 de agosto, já haviam sido dados a conhecer os principais cabeças de cartaz, tendo sido o próprio presidente da Câmara, Jacinto Lopes, a anunciar na sua página no Facebook os nomes de João Pedro Pais e Miguel Gameiro, tendo ressalvado que ainda faltava assinar os contratos. É um dos momentos altos da época de Verão em Ferreira do Zêzere onde não faltam as iguarias da região que podem ser degustadas nas tasquinhas à volta da praça central, a Mostra Industrial e Comercial de Empresas do Concelho a par com exposições de maquinaria agrícola e veículos, artesanato, animação musical, filarmónicas, folclore e Feira do Livro.

Jacinto Lopes mostrou-se imune aos críticos, mas adiantou que começa a ter dúvidas que existam condições para se realizar os festejos. “A despesa até agora é zero”, garantiu, porém em breve terão que se iniciar os procedimentos para o certame e o mês de maio será fulcral para tomar decisões. Conforme constatou, o evento facilmente junta cerca de 5 mil pessoas, pelo que se existirem muitas restrições à realização deste tipo de festejos provavelmente será difícil avançar. “Se em maio os casos [de Covid-19] não forem zero, não será possível”, refletiu.

A oposição PS concordou com o executivo PSD.

A reunião de câmara realizou-se por videconferência, tendo o mediotejo.net tendo participado na mesma como observador não participante.

Cláudia Gameiro

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.