Foi num jantar com cerca de 130 pessoas que o Partido Socialista (PS) apresentou na noite de sexta-feira, 21 de julho, os seus sete candidatos às juntas de freguesia. Para além do cabeça de lista à Câmara de Ferreira do Zêzere, Bruno Gomes, e Carlos Salgado, candidato à assembleia municipal, o evento contou com a presença de Hugo Costa, deputado do PS na Assembleia da República, entre outros convidados. Neste momento, o PS lidera três das sete freguesias do concelho: Águas Belas, Igreja Nova e Bêco.

Após a intervenção inicial de Sofia Miguel, representante da concelhia de Ferreira do Zêzere do PS, os candidatos foram apresentados, um a um, proferindo um breve discurso de apresentação e das ideias que defendem para os seus territórios, por esta ordem: Manuel Nunes (Junta de Freguesia de Nossa Sra do Pranto), José Manuel Feliz (Igreja Nova), Manuel Esperança (Ferreira do Zêzere), Edmundo Freitas (Chãos), Manuel Martins (Bêco), Jaime Rebelo (Areias e Pias), Sérgio Morgado (Águas Belas).

Sofia Miguel, da Concelhia Socialista de Ferreira do Zêzere, considera que as freguesias são um “balcão de proximidade” para os munícipes Foto: mediotejo.net

Sofia Miguel, da Concelhia de Ferreira do PS, começou por referir que as freguesias “são a primeira porta onde a população vai bater e o último reduto da proximidade”. Sofia Miguel considerou gratificante ter na sala vários rostos da terra e com provas dadas. “Já somos muitos. Somos camaradas daqueles que têm um percurso de 40 anos mas também temos rostos novos que acreditam no nosso projecto político. Queremos mais e melhor para a nossa terra”, disse.

“Estamos aqui com um projecto ganhador, confiantes num futuro mais consciente daqui para a frente sobre aquilo que podemos fazer, com gente capaz, com provas dadas e com projectos ambiciosos para a nossa terra”, disse.

Manuel Nunes, candidato à Junta de freguesia de Nossa Sra do Pranto Foto: mediotejo.net

Manuel Nunes, candidato à Junta de freguesia de Nossa Sra do Pranto, anunciou que voltou à vida política após 20 anos por discordar do que tem vindo a ser feito na sua freguesia. “Não basta só criticar, tempos que dar o nosso contributo”, disse, referindo quais são os quatro pontos estratégicos: solidariedade social, a cultura, a saúde e religiosidade”.

José Manuel Feliz, candidato à Junta de Freguesia de Igreja Nova, é o atual presidente de junta Foto: mediotejo.net

O candidato à Junta de Freguesia de Igreja Nova, José Manuel Feliz – atual presidente de junta – referiu que se prepara para concorrer para o seu terceiro mandato e que apesar de se sentir capaz de continuar é preciso arranjar “malta nova” para estes cargos. “Gente como o Bruno Gomes, capaz de enfrentar os desafios e que contribui para que tenhamos um concelho melhor, invertendo a saída dos mais jovens e a desertificação”, indicou.

José Manuel Esperança, candidato à Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere Foto: mediotejo.net

José Manuel Esperança, candidato à Junta de Freguesia de Ferreira do Zêzere, apontou que há mais de 20 anos que anda a tentar fazer ouvir o PS e desenvolver o concelho e , nesse sentido, é candidato à junta. “Vamos ter que lutar contra o poder instituído, em que há uma promiscuidade entre o município e um dos seus funcionários. Uma das minhas ideias é a limpeza de caminhos florestais que deve ser feita por forma a que as pessoas tenham mais condições e segurança e se sinta bem onde vivam”, disse.

Edmundo Freitas, candidato à Junta de Freguesia de Chãos Foto: mediotejo.net

O candidato à Junta de Freguesia de Chãos, Edmundo Freitas, foi o seguinte a ser apresentado: “É preciso uma nova dinâmica para a freguesia, onde os recursos sejam geridos com rigor e transparência por forma a melhorar a qualidade de vida de todos”, defendeu numa nota que leu aos presentes.

Manuel Martins, candidato à Junta de Freguesia de Bêco Foto: mediotejo.net

Já o candidato à presidência da Junta de Bêco, Manuel Martins, sublinhou que Bruno Gomes tem uma equipa “fantástica” com um profundo humanismo. “Penso fazer uma remodelação profunda na Junta e estar ao dispor dos habitantes da freguesia do Bêco, dinamizando um conjunto de actividades para que sejam mais felizes, mesmo com poucos recursos”, disse.

Jaime Rebelo, candidato à Junta de Freguesia de Areias e Pias Foto: mediotejo.net

Jaime Rebelo, candidato à Junta de Freguesia de Areias e Pias, disse que a sua candidatura é composta por “uma equipa coesa apostada em trabalhar mais e melhor para as pessoas principalmente para os jovens que têm sido esquecidos”. Criticou as políticas ambientais seguidas, considerando que a situação não pode continuar, lamentando que em final de mandato se esbanje dinheiro em alcatrão para tentar encobrir a falta de competência. “Tenho uma equipa empenhada em fazer e não em prometer”, atestou, confiante na sua eleição.

Sérgio Morgado, atual presidente de Junta de Freguesia de Águas Belas, volta a candidatar-se ao cargo Foto: mediotejo.net

O último a intervir foi o atual presidente de Junta de Freguesia de Águas Belas, Sérgio Morgado que volta a concorrer a um novo mandato. O autarca criticou o modo como o executivo camarário PSD que lidera a Câmara de Ferreira do Zêzere tem lidado com a sua freguesia, considerando que os obstáculos surgiram de onde menos se esperava.

“Seriedade e responsabilidade serão sempre um objectivo a cumprir. Conheço bem a freguesia e a realidade das suas gentes”, afirmou, referindo a obra que conseguiu fazer nos últimos quatro anos tudo “sem o apoio do município”. Sérgio Morgado lamenta a forma como a autarquia lidou com a junta no processo de aquisição de uma máquina para limpar bermas. “Não havia nada neste processo que manchasse o nome de Sérgio Morgado”, esclareceu.

Hugo Costa, deputado na Assembleia da República, é amigo pessoal de Bruno Gomes, candidato à Câmara Foto: mediotejo.net

Após os sete candidatos apresentarem as suas ideias, a palavra foi dada a Hugo Costa, deputado na Assembleia da República, que ali estava em representação da Federação Distrital do Partido Socialista. Depois de assumir que é amigo pessoal de Bruno Gomes, disse que as freguesias são o ponto chave para os cidadãos e muitas vezes desprezadas pelo poder político.

“Não conheço nenhum caso em que exista uma câmara municipal que faça queixa de uma junta de freguesia, que não é da sua cor política, à IGF”, disse, numa alusão ao processo de aquisição de uma máquina pela Junta de águas Belas que não foi comparticipada pela autarquia.

Deu conta da importância de se estabelecerem protocolos para transferência de competências entre Município e Juntas de Freguesia, considerando que todas as freguesias devem ser tratadas da mesma forma independentemente da sua cor política. Terminou confiante na vitória de Bruno Gomes, considerando que é preciso mudar o “paradigma” em Ferreira do Zêzere.

Jantar de apresentação dos candidatos juntou cerca de 130 pessoas no Restaurante dos Leitões Foto: mediotejo.net

Os discursos da noite foram encerrados por Bruno Gomes, candidato do PS à Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, que sublinhou as características humanas dos candidatos apresentados. “São gente de bem, gente altruísta e que quer dar o seu contributo para que possamos melhorar a nossa terra, o nosso concelho e lutar por uma causa nobre:  mudar Ferreira do Zêzere para uma câmara de portas abertas”, disse.

Bruno Gomes fez questão de dirigir algumas palavras de incentivo, de uma forma particular, a cada um dos sete candidatos. “São a vocês que as pessoas vão bater à porta em primeiro lugar. São e serão agentes de mudança. Da parte da minha equipa, terão ajuda total nos vossos projectos, na resolução de problemas e no que necessitarem. Não trataremos nenhuma junta de maneira diferenciada”, realçou.

Elsa Ribeiro Gonçalves

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *