O escritor e contador de histórias Nuno Garcia Lopes vai dinamizar uma sessão de contos aberta ao público em geral, mas especialmente aos adultos. A atividade vai decorrer na noite de 17 de março, sexta-feira, a partir das 21h30, na Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere.
Vencedor do Prémio Literário Hugo Santos em 2022, o autor tem contos publicados no livro O repto de Europa (Médio Tejo Edições / Origami Livros) mas também em diversas coletâneas em Portugal, de que se destaca o mais recente “A caixa de Pandora”, publicado em Literatura no Convento. Também em Espanha tem contos publicados, nomeadamente nos livros Relatos de agua e 100 anos Saramago.
A sua bibliografia dirigida ao público infanto-juvenil é bastante vasta, incluindo narrativas que também têm conseguido grande êxito junto dos adultos, como é o caso de Os balões que me ensinaram a voar, além de uma obra dedicada especificamente a uma das lendas do concelho de Ferreira do Zêzere, Guilherme e o achamento da Senhora do Pranto, ambos com o cuidado gráfico da designer ferreirense Sylvie Lopes.
Mas estes são apenas alguns dos locais onde o contador pode ir pescar as suas histórias, que se alimentam também da obra de outros autores e da tradição oral, temperadas aqui ou ali com algum poema e sempre que possível com uma piscadela de olho ao humor.
Natural do vizinho concelho de Tomar, residente noutra Cerejeira que não a ferreirense, mas com família e muitos amigos neste concelho, para Nuno Garcia Lopes “será quase como um serão em casa dedicado aos que lhe são próximos”, lê-se em informação enviada ao nosso jornal.