Luís Segadães é o novo presidente da Associação Portuguesa de Wakeboard e Wakeskate. Foto: Pixabay

O WWA Wake Park World Series tem pela primeira vez uma etapa em Portugal. A prova começa este sábado, dia 26 de agosto, e prolonga-se até domingo, no Lago Azul (Castelo de Bode), em Ferreira do Zêzere, e a festa é feita dentro e fora de água, com a MTV Insomnia – Lake Edition, em Dornes. Pela primeira vez na história, Portugal recebe uma etapa do Circuito Profissional de wakeboard em Cable, o WWA WAKE PARK WORLD SERIES (WPWS).

De acordo com a organização, “os melhores do mundo” em cable vêm a Portugal pela primeira vez, sendo esta etapa também ela decisiva para o título de campeão que será atribuído na Tailândia. Este é o terceiro campeonato internacional que a região Centro de Portugal acolhe, de forma a promover-se como destino de excelência para a prática de wakeboard.

“Não poderia perder esta etapa do World Series! Temos ouvido falar muito bem das condições de Castelo de Bode para a prática da modalidade e estamos ansiosos por competir no Cable do Lago Azul, em Ferreira do Zêzere. O sitio é lindíssimo e as condições são espetaculares.”, referiu Tom Fooshee (inúmeras vezes vencedor do circuito profissional).

Este ano a WWA decidiu inovar e esta prova terá um formato man-on-man a partir dos oitavos de final, com o top 10 nacional a ter oportunidade de competir contra os melhores do mundo. “Foi uma decisão fácil. Temos visto um aumento de praticantes nos últimos dois anos e o talento nacional merece esta oportunidade de competir com os melhores”, refere André Matos, Presidente da APWW e da WWA Portugal.

As provas começam no sábado às 13h e as finais e entregas de prémios decorrem no domingo à tarde. Com um prémio acumulado de $145.000USD, a etapa de Portugal é a terceira da Series, que se inicia no Texas, passando pela Califórnia, Portugal (Cable Lago Azul, Ferreira do Zêzere), Filipinas e terminando na Tailândia, em dezembro.

Tom Fooshee, Jake Pelot e Dominik Guehrs já confirmaram a sua presença. Esta é também a oportunidade perfeita para os atletas europeus medirem forças com a armada norte americana, que vem em peso a Portugal.

Festa MTV Insomnia Lake Edition

A MTV volta a associar-se ao projeto Wakeboard Portugal com o MTV Insomnia Lake Edition. “Após a etapa portuguesa do Wake Park World Series da WWA, o ponto alto da noite será a festa MTV Insomnia Lake Edition. A relação entre a MTV e o Wakeboard Portugal era quase inevitável. São dois pólos do mesmo estilo de vida, cheio de emoções fortes, diversão e novas tendências. Não por acaso, em 2012, a MTV emitiu a série Wake Brothers, que seguia a vida de Phil e Bob Soven, duas estrelas do wakeboard mundial”, explica Artur Morna, Talent Manager da MTV.

O Wakeboard Portugal enquadra-se na perfeição no conceito da Tour MTV Insomnia, que leva a MTV a todos os cantos do país onde há pessoal com muita energia e desejo de festa. Por isso, sábado, 26 de agosto às 18.00, em Dornes, Ferreira do Zêzere, a não perder: MTV Insomnia Lake Edition, com o DJ oficial Pedro Cazanova e ainda Mixtec e Putzgrilla.

Este projeto é considerado estratégico para o Turismo Centro de Portugal, pela relevância que tem no desenvolvimento turístico e económico da região. Posicionar Portugal enquanto destino de eleição para a prática da modalidade, tornando-nos o Cluster Europeu de Wakeboard, é o grande objetivo do projeto.

Sobre o Projeto Wakeboard Portugal
O nosso clima e envolvente paisagística tornam o local perfeito para a prática da modalidade e esta região num destino de excelência para praticantes, seguidores e fãs do mundo todo. A missão do projeto Wakeboard Portugal é tornar a prática da modalidade mais acessível, construindo ao mesmo tempo um excelente destino turístico internacional. Um conceito de Wakeboard mais acessível, mais ecológico e desafiante.

Os municípios de Abrantes, Ferreira do Zêzere, Sertã, Tomar e Vila de Rei, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, a Turismo do Centro, o Turismo de Portugal e a Associação Portuguesa de Wakeboard e Wakeskate (APWW) em consórcio com a EIPWU (criadores dos projetos 7 Maravilhas) uniram-se na promoção deste novo destino através do wakeboard, um desporto que está em ascensão em todo o mundo.

As praias fluviais de Aldeia do Mato, Lago Azul, Trízio, Montes e Fernandaires vão ter cable systems implementados, naquela que é a primeira estância de wakeboard do mundo.
O lago de Castelo do Bode vai implementar a primeira estância do mundo com cable systems, em cinco localizações diferentes, todas elas com características únicas. Estes cinco cables são ligados entre si, num espelho de água com cerca de 30km, por transfer de barco.

Esta é uma visão pioneira sobre o potencial do desporto no nosso país. Trata-se de um projeto estratégico para posicionar Portugal como cluster europeu da modalidade e destacar Castelo do Bode no mapa do wakeboard mundial.

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *