SC FERREIRA DO ZÊZERE 2– CD TORRES NOVAS 1
Campeonato Distrital 1ª Divisão AF Santarém | 1ª jornada – 17/09/2023
Campo Eng. Lopo Carvalho – Ferreira Zêzere

Tarde cinzenta em Ferreira do Zêzere para a primeira jornada do Campeonato da 1ª divisão Distrital de Santarém com a equipa da casa a receber a equipa de Torres Novas. Um jogo que se perspetivava com muito equilíbrio e entrega de parte a parte, o que se veio a confirmar dentro das quatro linhas.

Entrou melhor a equipa comandada por Mário Nelson, a pressionar o adversário e a tentar manter a posse de bola sempre à procura de chegar à baliza adversária. Estavam decorridos sete minutos quando a equipa da casa cria a primeira jogada de perigo. Cruzamento da direita para a área onde surge o cabeceamento de Moisés, com a bola a sair ao lado da baliza de António.
Com 19 minutos jogados, foi novamente a equipa da casa a criar algum perigo. Zé Maria, ainda longe da área, vê espaço para o remate e não hesita. A bola saiu enrolada, obrigando António a aplicar-se e a defender para canto.

Só perto da meia hora de jogo a equipa de Eduardo Fortes conseguiu chegar com algum perigo junto da baliza adversária. Transição rápida pela esquerda com Isaac a fugir à marcação do seu oponente rematando forte ao primeiro poste, mas ao lado.
Marcava a meia-hora de jogo quando a equipa vinda de Torres Novas perde a bola perto da sua grande área. Rachide assiste Moisés que remata para defesa apertada do guardião António.

À passagem dos 35 minutos, e mais uma vez numa transição rápida, a equipa de Torres Novas chega ao golo. Novamente Isaac, mas agora descaído para o lado direito, vê o adiantamento do guardião Francisco Silva e faz chapéu que resulta na abertura do marcador para a equipa torrejana.

A equipa de Mário Nelson continua a ter mais posse de bola e a tentar chegar ao golo do empate. Com 39 minutos surge um forte remate de Miguel Mateus para defesa segura de António.

O juiz da partida deu seis minutos de compensação na primeira metade do encontro e no último lance desta primeira parte surge o golo do empate para o Ferreira do Zêzere. Insistência da equipa da casa com a bola a sobrar para os pés de Zé Maria que remata forte para o fundo da baliza.

Estava restabelecida a igualdade no campo de jogos de Ferreira do Zêzere, resultado que levou os jogadores para o descanso.
O primeiro sinal de perigo da segunda parte coube à equipa de Torres Novas. Aos 3 minutos, foi de novo Isaac, numa incursão pela direita, a efetuar um remate forte, mas bola saiu por cima da baliza defendida por Francisco Silva.

Aos 20 minutos do segundo tempo, Igor atrasa a bola para o seu guardião com a barriga, mas o juiz da partida disse ter sido com a mão e assinalou para pontapé de grande penalidade. Numa oportunidade soberana para a equipa da casa se adiantar no marcador, Rachide, chamado à conversão do castigo máximo, atirou forte, mas não acertou na baliza, para desalento dos ferreirenses e alegria dos torrejanos.

Mantinha-se o empate e o jogo estava vivo. Persi, aos 26 minutos da segunda parte, dispôs de uma oportunidade soberana para colocar a equipa de Torres Novas de novo à frente no marcador. Isola-se, finta o guarda-redes, mas adiantou ligeiramente a bola e o guardião chega ainda a tempo de evitar o golo.

Dava mais Ferreira do Zêzere do que Torres Novas, que tentava sair em contra-ataque. Aos 30 minutos Rachide foge à marcação do seu adversário e rematou forte, obrigando a defesa apertada de António.
A oito minutos do fim do tempo regulamentar o árbitro João Silva assinala uma falta de Christian e mostra-lhe a segunda cartolina amarela e consequente vermelha. O lance mereceu vivos protestos de toda a equipa de Torres Novas mas o juiz da partida foi perentório e não voltou com a decisão atrás.

Restava ao Torres Novas jogar com menos uma unidade, frente a um Ferreira do Zêzere que aproveitou para carregar sobre a baliza torrejana.
Aos 43 minutos, Salvador Coutinho isolou-se e rematou para defesa de António, que afastou o esférico para a sua frente. Na recarga, Chris fez pontaria ao poste mais distante, mas o tiro saiu ao lado do alvo.

Decorridos 5 minutos de compensação, e quando já se esperava pelo apito final, a equipa da casa faz o o segundo golo e coloca-se em vantagem. João António correu pela esquerda, entrou na área e rematou forte para o golo da vitória.
Golo muito festejado e que valeu os primeiros três pontos ao Ferreira do Zêzere, no arranque do campeonato, perante uma equipa de Torres Novas bem organizada, mas que sofreu dois golos em momentos cruciais do desafio.

Jogo com alguns bons momentos de futebol, sem grande espetacularidade mas de muita entrega de parte a parte, e onde a emoção e a incerteza do resultado esteve presente até final. Venceu a equipa que mais procurou a vitória, encontrando pela frente um conjunto que procurava sair em transições rápidas, criando alguns calafrios à equipa adversária.

Bom trabalho da equipa de arbitragem excetuando o lance da grande penalidade, em que nos parece evidente que Igor atrasa a bola com a barriga e não com as mãos.
FICHA DE JOGO:
SC FERREIRA DO ZÊZERE:

Francisco Silva, Tiago Mateus, Filipe Cotovio, Ricardo Simões, Fábio Lúzio, Miguel Mateus, Zé Maria, Buli, Rachide, Salvador Coutinho e Moisés.
Suplentes: Rodrigo Neves, João Mendes, Rodrigo Antunes, Cláudio Rato, Chris, João António e Toás Antunes.
Treinador: Mário Nelson.
CD TORRES NOVAS:

António, Christian, Igor, Fran, Zé Faria, Miguel Miguel, Persi, Cláudio Major, João Martins, David e Issac.
Suplentes: Nabais, Becas, Carlos Oliveira, Pedro Reis, Lucas, Juninho e Kiko.
Treinador: Eduardo Fortes.
GOLOS: Isaac, Zé Maria e João António.
EQUIPA DE ARBITRAGEM: João Silva, Tiago Duarte e Miguel Marques.

DISCIPLINA: Cartão amarelo: Chris (2), Persi, Cláudio Major, Carlos Oliveira, Rachide, Salvador Coutinho e João António.
Cartão vermelho: Chris.
No final ouvimos os treinadores de ambas as equipas:

ÁUDIO: MÁRIO NELSON, TREINADOR DO FERREIRA DO ZÊZERE:

ÁUDIO: EDUARDO FORTES, TREINADOR DO TORRES NOVAS: