O livro “O Esconderijo de Avecasta” foi selecionado como menção honrosa na categoria de livros ilustrados no concurso internacional de ilustração IJungle Illustration Awards.

Ilustrado por Teresa Dias Costa, o livro, com texto de Conceição Godinho, pertence à coleção “Lendas e Narrativas de Ferreira do Zêzere”, editada pela Fundação Maria Dias Ferreira e pela Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere.

A obra é inspirada na lenda original sobre a gruta da Avecasta relatada por José Jesus Silva, moleiro e habitante de Avecasta, na Freguesia de Areias.

A sua história situa-se no tempo das invasões francesas em Portugal e inspira-se na lenda que conta como os habitantes da pequena aldeia de Avecasta conseguiram iludir os soldados franceses e manter-se a salvo.

Neste novo tempo de confinamento, a Fundação Maria Dias Ferreira disponibiliza o livro para leitura online:

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.