GNR captura cobra numa habitação em construção. Foto: GNR

A GNR de Tomar, através do Núcleo de Proteção Ambiental, procedeu à recolha de uma cobra no interior de uma habitação em construção, no concelho de Ferreira do Zêzere.

Os militares da Guarda deslocaram-se ao local no dia 11 de março e efetuaram a recolha da cobra, que se encontrava presa no interior da obra, refere o comunicado oficial.

Apesar de a GNR ter inicialmente identificado o exemplar como sendo da espécie cobra-rateira (Malpolon monspessulanus), acabou por corrigir a informação após os alertas de conhecedores deste tipo de animal. Trata-se, na realidade, de um exemplar de cobra-de-escada (Zamenis scalaris), espécie que, quando se torna adulta, como é o caso, apresenta duas linhas escuras ao longo do dorso, que a tornam inconfundível.

O réptil foi posteriormente devolvido, em segurança, ao seu habitat natural.

 

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.