Futsal | SC FERREIRA ZÊZERE/AMILCAREIS 2 – SPORTING CP 6
Liga Placard – 11ª Jornada
Pavilhão Municipal Ferreira do Zêzere, 11 dezembro 2022

Cedo se percebeu que a equipa de Ferreira do Zêzere não se iria sentir intimidado com o fato de estar a jogar contra a equipa campeã nacional e uma das melhores do mundo fazendo pressão alta e olhando olhos nos olhos do adversário.

A primeira situação de golo surgiu aos 4 minutos. Canto para o Sporting com João Matos a aparecer e a rematar forte à barra da baliza defendida por Guilherme Oliveira. Um minuto depois é Pany Varela a aparecer nas costas da defensiva de Ferreira do Zêzere mas atira às malhas laterais.

Aos 5 minutos o primeiro aviso para a equipa do Sporting. João Batista recupera uma bola e remata forte para defesa difícil de Guitta.
Ainda ao minuto 5 “explosão” no Pavilhão de Ferreira do Zêzere. Fora para a equipa da casa em que João Batista deixa para Xisto e este num forte remate inaugura a partida para alegria das centenas de adeptos.

Não demorou muito a vantagem da equipa da casa. 7 minutos decorridos Merlin do lado direito mete a bola ao segundo poste onde está Hugo Neves que só tem que encostar para o fundo da baliza e empata assim a partida.

Um minuto depois a formação de Nuno dias quase volta a marcar. Passe de Guitta a desmarcar o goleador Cavinato que remata forte, mas o guardião Guilherme Oliveira mostra-se à altura e defende bem.
Aos 10 minutos é a vez da equipa de Rogério Serrador criar muito perigo. Diogo Simões, num bom remate, obriga Guitta a defender com os pés.

O Sporting chega à vantagem aos 14 minutos. Sokolov trabalha bem na direita em que tenta servir um colega à entrada da pequena área, mas é David Costa que mete a bola dentro da própria baliza ao tentar afastar o perigo.
O inevitável Xisto volta a marcar e a empatar a partida aos 16 minutos. Nicolas remata direto num livre descaído para a direita, Guitta defende para a frente, volta a sobrar para um jogador da casa que remata para nova defesa de Guitta, mas à terceira sobra para os pés de Xisto que não perdoa e volta a igualar a partida.

Aos 18 minutos novamente bomba de João Matos após marcação de canto, mas do outro lado estava Guilherme Oliveira a defender muito bem.
João Batista podia ter voltado a colocar a sua equipa em vantagem aos 19 minutos. Grande lance de Costelinha a tirar Cavinato do caminho e a oferecer o golo ao seu colega João Batista, mas este atira muito por cima.

A 3 segundos do fim a equipa de Lisboa volta a adiantar-se no marcador. Reposição lateral de Merlim para Estebam que remata forte e faz o 2-3, resultado com que terminava a primeira parte.

Aos 5 minutos da segunda metade Tomás Paçó tem bom remate, mas o guardião Nilton, que entrou para esta segunda parte, defende. Na resposta Nicolas obriga Guitta a fazer, talvez, a defesa da noite. Grande momento de futsal!
Merlin aos 28 minutos amplia a vantagem para 2-4, Cavinato assiste o seu colega e este não perdoa.

Um minutos depois é novamente o guardião Guitta em evidência. Costelinha tenta servir Xisto, mas a experiência de Guitta antecipou o lance e afastou o perigo. Na resposta, o Sporting faz o 2-5. Miguel Ângelo assiste Esteban que atira para o fundo da baliza.

A equipa de Rogério ressente-se e começa a apresentar natural desgaste físico e a equipa de Nuno Dias chega aos 2-6 ao minuto 30 por intermédio de Merlim.
Até ao final do encontro a equipa da casa ainda tentou chegar ao golo para reduzir a desvantagem, mas do outro lado tinha o campeão nacional.

Excelente jogo de futsal em Ferreira do Zêzere mais uma vez com um ambiente fantástico com os adeptos incansáveis no apoio à sua equipa do início ao fim do encontro. Jogo de muito equilíbrio na primeira metade mas superior o Sporting na segunda parte após o quinto golo dos leões em que a equipa da casa se ressentiu fisicamente. Bom trabalho da equipa de arbitragem.

Ao fecho da primeira volta do campeonato, a equipa de Rogério Serrador mantém a 8ª posição da tabela classificativa enquanto o Sporting é 2º, a par do Braga. Na próxima jornada, início da segunda volta da Liga, o Ferreira do Zêzere recebe o Futsal Azeméis, atual lanterna vermelha. Já o Sporting tem uma deslocação a Ponte de Sôr, onde irá defrontar o Elétrico.
FICHA DE JOGO:
SC FERREIRA ZÊZERE

Guilherme Oliveira, Nicolas Tomé, Buzuzu, Costelinha, David Costa.
Jorge Mata, Nilton, Diogo Simões, Tiago Pereira, João Baptista, Fábio Mota e Xisto.
Treinador: Rogério Serrador
SPORTING CP

Guitta, Tomás Paçó, João Matos, Diego Cavinato, Alex Merlim.
Bernardo Paçó, Duarte Correia, Anton Sokolov, Diogo Santos, Pany Varela, Miguel Ângelo, Hugo Neves e Esteban Guerrero
Treinador: Nuno Dias
GOLOS: Xisto (2), David Costa (AG), Merlin (2), Esteban (2) e Hugo Neves.
EQUIPA DE ARBITRAGEM: Tiago Silva, Alexandre Costa e Maurício Couto.

DISCIPLINA: Cartão Amarelo: Nicolas, Diogo Simões, Diogo Santos, Miguel Ângelo e Esteban.
No final ouvimos ambos os treinadores, o goleador Xisto e o presidente do clube de Ferreira do Zêzere, Fábio Santos:

ÁUDIO | ROGÉRIO SERRADOR, TREINADOR DO FERREIRA DO ZÊZERE:

ÁUDIO | NUNO DIAS, TREINADOR DO SPORTING:

ÁUDIO | XISTO, JOGADOR DO FERREIRA DO ZÊZERE:

ÁUDIO | FÁBIO SANTOS, PRESIDENTE DO FERREIRA DO ZÊZERE: