Deverá ser inaugurado em maio, no jardim em frente à igreja de Ferreira do Zêzere, o Monumento em Homenagem aos Bombeiros Voluntários, uma obra do escultor Santos Carvalho.
Depois de consultar vários artistas para a apresentação de propostas para a escultura, a Câmara entregou o trabalho a Santos Carvalho, de Algueirão, por 19.700 euros + IVA. O escultor revelou ao mediotejo.net que a peça artística está concluída, faltando agora a fase de transporte e montagem no local.
Sem querer adiantar muitos pormenores, Santos Carvalho explica que o monumento, em estilo figurativo, vai ser constituído por cinco elementos que conjugam pedra e aço corten. Terá 3,70m de altura, 2,40m de largura e 40cm de espessura. Vai incluir, entre outras referências aos bombeiros, o símbolo da corporação de Ferreira do Zêzere.
Autor do monumento aos antigos combatentes de Alvaiázere e de várias peças escultóricas espalhadas pelo país e estrangeiro, Santos Carvalho desenvolve trabalho artístico profissional desde 1991.
Santos Carvalho nasceu em Luanda no ano de 1967, seguiu a área de Artes do Fogo na Escola António Arroio e prosseguiu a sua formação no Ensino Técnico de Restauro na área de Cantaria Artística na Escola Profissional de Recuperação do Património em Sintra. Em 2000, integrou o Júri Internacional de Formação Profissional na área de cantaria artística em Lisboa.
