SC FERREIRA ZÊZERE 2 – CR LEÕES PORTO SALVO 2
Liga Placard – 8ª Jornada
Pavilhão Municipal Ferreira do Zêzere, 26 novembro 2022

Em oito jornadas disputadas no ano de estreia na Liga Placard, o Ferreira do Zêzere soma apenas duas derrotas, em Braga e no Fundão, tendo feito dos jogos em casa uma fortaleza inexpugnável, com o apoio constante de uma massa adepta incansável.
O jogo frente aos Leões de Porto Salvo foi mais um espetáculo de grande qualidade desportiva e de promoção do futsal, com intensidade e ambição de parte a parte, num desafio pleno de emoções.

Início de jogo disputado mas sem grandes oportunidades com um pavilhão cheio e uns adeptos ruidosos sempre no apoio à sua equipa. Só aos 5 minutos de jogo surge um remate por intermédio de Xisto a responder a um canto da direita.
A equipa de Oeiras respondeu no minuto seguinte através de um excelente remate obrigado Nilton a defender para canto.

O jogo estava bem disputado e intenso, agora com mais lances perto de uma e outra baliza. Aos 9 minutos novo sinal de perigo para a equipa de Porto Salvo através de um remate de Wesley pela esquerda com Nilton a defender com o pé.
A equipa da casa respondeu de imediato e Diogo Simões, num forte remate, obrigou o guardião André a defender por instinto.

A melhor oportunidade de golo surgiu aos 12 minutos para a equipa que viajou de Oeiras. O remate forte de Ruan acertou no poste.
Aos 15 minutos a equipa da casa atingiu as cinco faltas, pelo que a próxima daria livre direto favorável ao seu adversário. Ainda no mesmo minuto, Xisto isola-se na sequência de um ataque rápido mas André saiu da baliza e afastou o perigo.

Aos 18 minutos Nilton comete falta fora da área e o árbitro assinala a respetiva marcação de um livre de 10 metros. Bruno Pinto, chamado à conversão, não acertou na baliza, e as equipas recolheram aos balneários com um nulo no marcador.
Primeira metade de excelente futsal com oportunidades para ambos os lados faltando apenas os golos.

Golo que surgiu na segunda metade, aos 22 minutos, para a equipa da casa, e por intermédio do artilheiro Xisto. E que golo!

Apertado por Djaelson, Xisto consegue receber a bola e, rodando sobre o adversário, atirou forte para dentro da baliza para euforia dos adeptos que lotavam o recinto! Estava aberto o marcador.

Mas o futsal tem a especial beleza da incerteza e por haver sempre jogo até ao fim. E, efetivamente, não demorou muito a vantagem da equipa de Rogério Serrador.
Aos 24 minutos, a equipa visitante fez também um golaço! Mamadú Ture puxa da ala para o meio, finta o seu adversário e remata ao ângulo não dando qualquer hipótese de defesa a Nilton. Estava reposta a igualdade no marcador.

Balanceados pelo golo, a equipa de Porto Salvo não deu tempo ao Ferreira do Zêzere de reagir e, aos 27 minutos de jogo, a equipa de Mário Silva opera a reviravolta no marcador. Assistência de de Ré para Pedro Cary que sozinho atira para o fundo da baliza. Estava assim feito o 1-2.

Jogo de ataque de parte a parte, com o público presente a ajudar na alta rotação desportiva que se vivia, tendo apanhado um susto quando, aos 30 minutos, os Leões de Porto Salvo voltaram a criar muito perigo. Nilton defendeu bem, os adeptos suspiraram, e os jogadores da casa carregaram.
Inconformada com o resultado, a equipa da casa partiu para cima do adversário e aos 35 minutos André Correia desperdiça uma soberana oportunidade. Isolado, e na cara de André Correia, o remate sai por cima.

Um minuto depois, e empurrados pela atitude que caracteriza a equipa e embalados pelos cânticos dos adeptos, viriam mesmo a marcar o golo que tanto procuravam.
Xisto foge pela esquerda e é travado em falta já dentro da área. O juiz da partida aponta prontamente para a marcação de grande penalidade, deixando ao rubro do pavilhão municipal. O mesmo Xisto, chamado para a conversão, não desperdiçou a oportunidade e voltou a igualar a partida, fazendo o seu 9º golo da Liga sendo por isso, e para já, o melhor marcador a par de Diego Cavinato, do Sporting.

Ainda antes do apito final, Costelinha antecipa-se a Mamadú e tenta o chapéu a André, que estava adiantado, mas a bola sai ligeiramente por cima.
Excelente jogo de futsal em Ferreira do Zêzere mais uma vez com um ambiente fantástico com os adeptos incansáveis no apoio à sua equipa do início ao fim do encontro. Jogo de muito equilíbrio sendo por isso o resultado justo para ambas as formações. Com este empate a equipa de Rogério Serrador continua sem perder em casa e soma agora 14 pontos. A equipa de Leões de Porto Salvo teve o seu primeiro empate na competição e leva agora 16 pontos somados. Bom trabalho da equipa de arbitragem.

Na próxima jornada a equipa de Ferreira do Zêzere recebe o o Elétrico de Ponte de Sôr enquanto a equipa de Oeiras recebe a equipa de Braga.
FICHA DE JOGO:
SC FERREIRA ZÊZERE

Nilton, Buzuzu, Fortes, Costelinha, Xisto, Guilherme Oliveira, Nicolas, Diogo Simões, Tiago Pereira, Fábio Mota, Romário e João Batista.
Treinador: Rogério Serrador
CR LEÕES PORTO SALVO

André Correia, Pedro Martinho, Pedro Cary, Mamadu, Wesley, Ruan, Bruno Pinto, Nelson Santos, Francisco Oliveira, André Galvão, Wendell, André Marques, Tiago Tavares e Djaelson.
Treinador: Mário Silva
GOLOS: Xisto (2), Mamadu e Pedro Cary.
EQUIPA DE ARBITRAGEM: José Gomes, Francisco Costa e Jaime Martins.

DISCIPLINA: Cartão Amarelo: Nilton, Buzuzu, Rui Fortes, André Correia, Djaelson e Wesley.
No final ouvimos ambos os treinadores:

ÁUDIO | ROGÉRIO SERRADOR, TREINADOR DO FERREIRA DO ZÊZERE:

ÁUDIO | MÁRIO SILVA, TREINADOR DO LEÕES DE PORTO SALVO: