Em Ferreira do Zêzere, autarcas e especialistas vão debater a transferência de competências na área da saúde. Foto ilustrativa: DR

O Centro Cultural de Ferreira do Zêzere recebe o Fórum Autárquico sobre Transferência de Competências na Área da Saúde na quinta-feira, dia 3 de março, um evento especialmente vocacionado para autarcas e agentes da descentralização. A sessão decorre num momento em que a falta de médicos no concelho e na região atinge um número preocupante.

“É um evento cultural e científico que tem por objetivo a promoção do diálogo autárquico e académico sobre transferência de competências no âmbito da Saúde, especialmente vocacionado para autarcas e agentes da descentralização”, explica o município ferreirense, que dinamiza a iniciativa.

Às 09h15 tem lugar a sessão de abertura com intervenções de Bruno Gomes, presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere, e de José Casanova, presidente da Assembleia Municipal e médico de profissão.

“Contexto e justificação da transferência de competências na área da Saúde. Desafios ético-jurídicos” é o tema do 1º painel, às 9h30, que será moderado pelo presidente da Assembleia Municipal.

Estão previstas intervenções de Carla Barbosa (Centro de Direito Biomédico), Daniel Torres Gonçalves (AMEDIJURIS – Associação Portuguesa Direito e Medicina) e André Dias Pereira (Instituto Jurídico; Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra)

Após o intervalo, e ainda durante a manhã, o 2º painel é dedicado ao tema “Objetivos estratégicos da descentralização de competências na área da Saúde”, com moderação de Ana Elisabete Ferreira, vereadora da Saúde da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere.

Intervêm Inês Fronteira (Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida), Albino Pereira (ANAM – Associação Nacional de Assembleias Municipais), Luís Cabral de Oliveira (Departamento de Ciências Jurídicas; Instituto Politécnico de Leiria), Diana Vilela Breda (Conselho Diretivo Hospital) e Arcebispo João Crisóstomo.

Depois do almoço, os trabalhos são retomados às 14h30 com o painel sobre “Desafios da Gestão de competências na área da saúde”, moderado por Orlando Patrício, vice-presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere.

Participam como oradores neste painel Diana Leiria (ACES Médio Tejo), Anabela Barata (ARS Lisboa e Vale do Tejo) e Anabela Freitas (Presidente CIMT – Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo).

As inscrições para o evento podem ser feitas online.

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.