Está marcada para sábado, dia 2 de abril, uma sessão temática da Assembleia Municipal de Ferreira do Zêzere sobre problemas ambientais, nomeadamente com base nas queixas de moradores em relação aos maus cheiros provenientes de algumas unidades industriais que laboram no concelho.
A sessão surge na sequência das reuniões realizadas a 15 e 22 de fevereiro com as administrações da Comave/Meigal e da Biocompost, por iniciativa conjunta dos presidentes da Câmara e da Mesa da Assembleia Municipal de Ferreira do Zêzere.
Na reunião participaram, para além dos presidentes da Câmara e Assembleia Municipal, o adjunto Paulo Rodrigues, o técnico responsável pelo Ambiente, Hugo Azevedo, o Coordenador da Proteção Civil, Pedro Mendes, o representante da Assembleia Municipal para a Proteção Civil, António Manuel de Jesus, e os presidentes das Juntas de Freguesia de Ferreira do Zêzere e da União de freguesia de Areias e Pias.
Na sessão da Assembleia Municipal do dia 26 de fevereiro, o presidente deste órgão, José Casanova, ressalvou que as reuniões com os responsáveis das unidades industriais efetuaram-se “apesar de a Câmara Municipal não ser entidade licenciadora quer para a exploração quer para o impacto ambiental das referidas empresas”.
A delegação municipal, expressou, junto das empresas, “a sua preocupação decorrente da atividade que realizam, dando voz às inúmeras queixas apresentadas pela população, bem como à manutenção arrastada desta situação, apesar das promessas de introdução de melhorias nos funcionamentos”.
Autarcas e técnicos registaram ainda todas as explicações e planos apresentados pelas administrações das empresas e vincaram que nenhum dos órgãos de soberania eleitos e em funções, abdicaria das suas atribuições legais de zelar pelo bem-estar ambiental e pela saúde das populações, assim como das suas competências em termos de ordenamento do seu território.
Segundo a autarquia, para a sessão temática de 2 de abril vão ser endereçados convites a técnicos de reconhecida competência nestas matérias, bem como às entidades responsáveis pelos licenciamentos e sua fiscalização.