Teve início na sexta-feira, 3 de novembro, em Ferreira do Zêzere, o 7.º Festival Gastronómico da Abóbora, uma iniciativa que se prolonga até 26 de novembro nos 17 restaurantes aderentes em todo o concelho.
Sopa de abóbora, risotto de abóbora com bacalhau, feijoada de chocos com abóbora, massada de bacalhau com abóbora, abóbora com feijão e broa caseira acompanhada com peixe do rio, migas de abóbora com feijão acompanhado com leitão è ferreirense, esparregado de abóbora, vitela com puré de abóbora, coelho na abóbora e cozido à casa com abóbora são algumas das especialidades que poderá degustar durante o festival.
Ao nível dos doces, pudim de abóbora com mel, tarte de abóbora, velhoses de abóbora e mousse de abóbora são algumas das sugestões que ficam para uma agradável sobremesa.
Como o nome do Festival indica, a abóbora é o ingrediente principal de um conjunto de pratos principais, sopas e doces durante a edição de um Festival que pretende dar a conhecer aos visitantes a variedade de sabores e aromas deste ingrediente, com a confeção de receitas tradicionais aliadas à inovação e originalidade dos chefes dos restaurantes e estabelecimentos aderentes.
Considerada uma das melhores fontes de betacaroteno (convertido pelo organismo em vitamina A) e uma excelente de fonte de vitamina E, a abóbora funciona também como antioxidante que ajuda a evitar os efeitos dos radicais livres que podem dar origem a certos tipos de cancro.
A organização convida a saborear novos aromas, podendo aproveitar para conhecer as paisagens deslumbrantes do concelho de Ferreira do Zêzere.