Os resultados da campanha de escavações que decorreu na Gruta de Avecasta, em Ferreira do Zêzere, vão ser apresentados numa conferência de imprensa que está marcada para esta segunda-feira, 31 de julho, pelas 10h30 neste local. Esta sessão conta com a explicação dos arqueólogos responsáveis, sendo que serão apresentados os artefactos encontrados nesta campanha.
Uma nota enviada pelo município dá conta que : “A Gruta da Avecasta é um gigantesco vazio ovoide (talvez originalmente uma bolsa de sal) que foi colmatado por dezenas de metros de cascalheiras e argilas. No Pleistocénico o tecto ruiu pontualmente numa espécie de lanterna ou chaminé; Hoje essa cicatriz é a dolina por onde se acede à grande sala, hoje reduzida a cerca de 40 metros de diâmetro, embora se estenda colmatada até ao tecto muito para além disso.
As argilas (as terras rossas) libertadas pela desmatação dos homens foram entrando e selando um povoado cavernícola que remonta ao Neolítico final, se estende até à Idade do Bronze, e que após mil anos de abandono se vê reocupado na Idade do Ferro e Época Romana.
A preservação é excepcional o que obriga a uma escavação lenta e minuciosa. A destruição parcial de algumas áreas vai impor à pequena equipa de escavação deste ano uma operação generalizada de salvamento e minimização que irá complementar a intervenção na zona da grande sondagem, onde esperamos atingir o Neolítico”.