A antiga escola primária de Areias está a ser transformada num albergue para peregrinos. Foto: CMFZ

As obras de adaptação e conservação do edifício da antiga escola primária de Areias estão a decorrer de acordo com o previsto, cumprindo os prazos estipulados. A antiga escola primária, no concelho de Ferreira do Zêzere, vai ser transformada num Albergue de Peregrinos, no âmbito do Caminho Português de Santiago, tendo o município adjudicado as obras no valor de 115.000 euros.

“O edifício, que é objeto da presente intervenção, situa-se numa zona central do núcleo urbano da povoação das Areias, sede de freguesia, com uma relação pedonal e viária privilegiada ao Largo da Igreja matriz, bem como a outros locais da envolvente”, afirma o município em comunicado.

As obras, que têm um prazo de execução de 180 dias, vão permitir recuperar um edifício que se encontra “obsoleto, carente de obras de beneficiação e sem um uso que lhe dê a utilização ajustada”, acrescenta.

Foto: CMFZ

A recuperação pauta-se pela “autenticidade e memória do espaço, reutilizando-o para albergue, efetuando uma ação de requalificação quer no interior como exterior, passando pela divisão do espaço, nomeadamente criando uma área compartimentada que sirva de dormitório e adaptação das instalações sanitárias ao fim pretendido, bem como a melhoria do espaço exterior, tornando-o digno e adaptado à sua fruição”.

Os albergues de peregrinos têm como objetivo fornecer as condições básicas ao peregrinos que rumam a Santiago de Compostela (Espanha). Regra geral oferecem uma cama/beliche num dormitório, casas de banho/banheiros, duches, espaço de lavandaria, espaço de convívio e cozinha comunitária onde o peregrino pode preparar as suas refeições.

O valor de adjudicação da empreitada é de 115.000,00€ e o prazo de execução de 180 dias. O edifício localiza-se na Rua Casa do Povo, União das freguesias de Areias e Pias, concelho de Ferreira do Zêzere, passando a fazer parte da Rede Pública de Albergues do Caminho de Santiago.

Jéssica Filipe

Atualmente a frequentar o Mestrado em Jornalismo na Universidade da Beira Interior. Apaixonada pelas letras e pela escrita, cedo descobri no Jornalismo a minha grande paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *