Fernando Daniel atua em Torres Novas no dia 11 de fevereiro. Foto: DR

A maior festa do concelho da Chamusca está praticamente a chegar ao fim e este domingo é o último dia de uma semana de nove dias intensos de cultura, tradição e sobretudo de muita animação, num regresso tão desejado aos encontros e reencontros, após dois anos de isolamento social.

O último dia da Semana da Ascensão recebe o convívio de pesca “Ascensão 2022” e o “Unidos pelo Tejo”, um passeio de motas e motorizadas antigas, um concurso de Dressage Regional, uma entrada e largada de toiros, e uma solta de toiro.

A Semana da Ascensão da Chamusca encerra à meia-noite com o espetáculo de Fernando Daniel. O fogo de artifício previsto para o encerramento foi cancelado por uma questão de segurança, devido ao calor e ao aumento do risco de incêndio.

Presença incontornável nas festas da Chamusca é a do músico David Antunes, que encheu a praça com mais um concerto muito aplaudido pelos milhares de pessoas presentes na noite de sexta-feira, num registo fotográfico de Luís Carmo.

O dia de sábado foi marcado por várias atividades, entre as quais se destaca um torneio de minibasquetebol, uma prova de obstáculos, futebol, sarau de patinagem ou uma demonstração de ballet. O final da tarde contou ainda com um desfile de moda sustentável sob o tema “Fui à Tropa”, que juntou várias gerações e que foi organizado pela Associação Tempos Brilhantes. De referir que este projeto está a funcionar na Oficina Colaborativa da incubadora de Inovação Social Hivework Social na Chamusca e visa o desenvolvimento de ideias criativas de sustentabilidade ambiental, através do upcycling de produtos em fim de vida, nomeadamente fardamento militar usado ou descontinuado. 

Desfile de moda sustentável sob o tema “Fui à Tropa”. Foto: CMC

O salão da União Desportiva da Chamusca recebeu a quarta noite de fados desta edição da Semana da Ascensão, com a presença de João Chora e Ana Laíns, acompanhados à guitarra portuguesa por Paulo Leitão.

 O concerto principal da noite ficou a cargo de Syro e a festa continuou pela noite dentro no Palco da Juventude com Declínios e os Dj’s Pedro Galinha e Dj Hot Crazy Boy.

Concerto de Syro no sábado à noite na Chamusca. Foto: CMC

O programa completo poderá ser consultado AQUI

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *