Fernando Alpalhão vence Regional Masters e reforça resultados da pesca do CRC Barreiras do Tejo. Foto: FA

Fernando Alpalhão, atleta e responsável pela secção de pesca do Centro Recreativo e Cultural de Barreiras do Tejo (CRC Barreiras do Tejo), no concelho de Abrantes, sagrou-se campeão regional Masters de pesca desportiva em água doce, ao vencer a competição organizada pela 1.ª Associação Regional de Pesca Desportiva de Rio. O título, conquistado no dia 11 de outubro, garante-lhe a presença no Campeonato Nacional Masters, competição que determina a constituição da seleção portuguesa da categoria.

Aos 40 anos de carreira como pescador federado, Fernando Alpalhão regressou às competições mais exigentes depois de uma longa paragem, conquistando o título logo na primeira participação no Campeonato Regional Masters, escalão destinado a atletas dos 54 aos 64 anos.

“Depois de uma longa paragem, voltei a pescar a sério. Já tinha saudades de disputar provas com um grau de exigência elevado”, afirmou o atleta ao mediotejo.net, manifestando satisfação pelo regresso à competição e pela conquista do título.

Fernando Alpalhão vence Regional Masters e reforça resultados da pesca do CRC Barreiras do Tejo. Foto: FA

“Participar pela primeira vez no Campeonato Regional Masters e ser campeão é, para mim, reconfortante, assim como reviver todas as minhas conquistas e sucessos alcançados ao longo de uma vida, com todo o empenho, dedicação, esforço e sacrifícios que sempre fiz neste desporto que tanto amo”, acrescentou.

Vitória decidida na última prova em Coruche

O Campeonato Regional Masters foi disputado em três jornadas, realizadas entre junho e outubro, com a primeira prova na Barragem de Magos e as restantes duas no rio Sorraia, em Coruche.

Fernando Alpalhão terminou a competição no primeiro lugar, com quatro pontos e um total de 18,520 quilos de pescado, entre 19 concorrentes.

O atleta do CRC Barreiras do Tejo alcançou o segundo lugar no seu setor na primeira jornada, com 7,070 quilos, vencendo depois as duas provas seguintes, com 5,050 e 6,400 quilos, respetivamente.

“Foi um campeonato interessante, bem disputado e com uma luta renhida até ao fim”, recordou.

A decisão ficou reservada para a terceira e última jornada, disputada em 11 de outubro, quando Alpalhão entrou na prova com três pontos, apenas um de vantagem sobre o segundo classificado.

“Entrei para a última etapa com três pontos, o segundo tinha quatro, o terceiro cinco e o quarto 5,5 pontos. Na última voltei a fazer primeiro lugar, classificação que me garantiu a vitória final com quatro pontos”, explicou.

A classificação final, entretanto homologada, colocou Luís Abalada, do Coruche PD, no segundo lugar, com nove pontos, seguindo-se Júlio Rosa, também do CRC Barreiras do Tejo, com dez.

Pedro Catita e Luís Freitas, igualmente representantes da coletividade abrantina, terminaram nas quarta e quinta posições, respetivamente, colocando quatro atletas do clube entre os cinco primeiros classificados.

Quatro décadas de competição e sete internacionalizações

Federado desde 1986, Fernando Alpalhão acumula um longo percurso na pesca desportiva, marcado por títulos regionais e nacionais e pela participação em competições internacionais.

Segundo o atleta, ao longo da carreira conquistou títulos individuais nas diferentes categorias regionais e nacionais em que competiu, além de vitórias coletivas nas duas divisões regionais então existentes.

Representou Portugal em sete ocasiões e participou em quatro campeonatos do mundo, incluindo os Mundiais individuais de pesca à boia em água doce, realizados na Hungria, em 2007, e em Itália, em 2008.

Disputou também o Campeonato do Mundo de Clubes de pesca à boia em água doce, em França, em 1996, e representou Portugal no Mundial de pesca ao achigã, no México, em 2009.

Fernando Alpalhão disputou em 2009 o campeonato do mundo de pesca ao achigã, no México. Foto: FA

A conquista do Regional Masters abre agora a possibilidade de disputar novamente um lugar na representação nacional, através do campeonato que determina a seleção portuguesa daquele escalão.

Para Alpalhão, o regresso às competições de elevado nível representa também uma oportunidade de colocar a experiência acumulada ao serviço dos restantes atletas do clube.

CRC Barreiras do Tejo aposta na pesca desportiva

O campeão regional atribui parte importante deste resultado ao investimento desenvolvido pelo CRC Barreiras do Tejo na secção de pesca, conjugado com o apoio do programa FINAbrantes, do Município de Abrantes.

“Este resultado que atingi é fruto desse esforço, em conjugação com o incentivo do FINAbrantes”, afirmou.

A secção conta atualmente com 25 atletas, dos quais 20 estão inscritos em campeonatos individuais, sendo também convocados pelo capitão de equipa para as competições coletivas.

O CRC Barreiras do Tejo disputa o Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Clubes, encontrando-se na sétima posição, quando falta realizar a última prova, agendada para 31 de outubro e 1 de novembro, em Coruche.

Alpalhão destacou igualmente os resultados alcançados por outros representantes do clube durante a temporada de 2026, nomeadamente Rogério Pedrosa, terceiro classificado no Campeonato Nacional Masters e apurado para o Mundial de 2027.

Referiu ainda a subida de Miguel Borges da 3.ª para a 2.ª Divisão Nacional Individual de pesca à boia em água doce, o terceiro lugar de Vasco Fernandes no Regional de Veteranos e a terceira posição de Júlio Rosa no Regional Masters.

O responsável sublinhou também o trabalho do capitão de equipa, Carlos Picão Costa, e o contributo de todos os atletas para o crescimento da modalidade.

“Quero referenciar todos os atletas que fazem parte deste maravilhoso grupo e que dão também o melhor de si próprios na representação do Centro Recreativo e Cultural de Barreiras do Tejo”, afirmou.

Fernando Alpalhão elogiou ainda a estrutura diretiva da coletividade, presidida por António Barata, considerando que o CRC Barreiras do Tejo é hoje uma instituição sólida, organizada e com capacidade para continuar a desenvolver a prática desportiva.

Fernando Alpalhão vence Regional Masters e reforça resultados da pesca do CRC Barreiras do Tejo. Foto: FA

Quanto aos objetivos para o futuro, o campeão regional aponta à continuidade do trabalho desenvolvido na secção de pesca, procurando ajudar outros atletas a alcançar patamares competitivos mais elevados.

“Os meus objetivos são desenvolver a prática da modalidade dentro do CRC Barreiras do Tejo, tentando ajudar outros atletas a conseguir objetivos mais altos individualmente e representar o clube o melhor possível, para honrar toda a estrutura que o compõe”, concluiu.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

Leave a Reply