Feira Mostra de Mação regressa após dois anos de interregno. Foto: mediotejo.net

“Esta é uma feira que serve para mostrar daquilo que somos feitos”, referiu o autarca maçaense, Vasco Estrela, sobre este evento que é “a feira de todo o concelho” e não apenas da vila de Mação. O programa conta com cartaz diversificado em termos de oferta musical, para miúdos e graúdos, onde se incluem os VOX POPULI (Abrantes), Orquestra 12 de Abril com Luís Represas, Xutos & Pontapés, Marco Rodrigues, Beatbombers, Ana Malhoa e Avô Cantigas, juntamente com grupos e projetos musicais do concelho.

Este é o certame maior de Mação, que marca o “enorme envolvimento de toda a comunidade, de praticamente todas as freguesias”, sendo que “de forma clara e vincada estão presentes neste certame”, motivo de satisfação da Câmara de Mação.

ÁUDIO | Vasco Estrela, presidente da CM Mação, faz abordagem ao programa da 27ª Feira Mostra do Concelho

“Penso que temos um programa diversificado, que tenta abranger todo o público. Reunimos aqui um conjunto de iniciativas e atrativos que podem chamar a Mação muitas pessoas”, reconheceu Vasco Estrela em declarações aos jornalistas durante a apresentação do programa da 27ª edição da FMM.

Em Mação aguarda-se a 27ª edição da Feira Mostra com “expectativa e ansiedade após dois anos de interregno” causados pela pandemia.

A programação da edição de 2022 da Feira Mostra de Mação foi apresentada esta segunda-feira, dia 20 de junho, à comunicação social local e regional. Foto: mediotejo.net

A maioria dos artistas já estavam contratados em 2020, tendo a autarquia tomado a opção de assumir o compromisso de liquidar 50% dos custos inerentes aos espetáculos e afins.

Durante a conferência de imprensa de apresentação do certame, com o executivo municipal e jornalistas de meios de comunicação da região, Vasco Estrela começou por notar a “enorme adesão” para a feira deste ano no que toca a expositores e associações presentes.

A Feira Mostra arranca no dia 29 de junho e estende-se até 3 de julho, e após uma pausa de dois anos regressa “com tudo a que tem direito”, com uma mostra e programação diversas incluindo atividades económicas, eventos desportivos e culturais e uma mostra gastronómica com apoio das coletividades locais com espaços de restauração.

Este ano serão 81 os stands expositores (cerca de 20 serão dedicados ao artesanato) e seis espaços de restauração, num evento que concretiza um investimento a rondar os 130 mil euros. “Um investimento que vale a pena e que tem retorno pela promoção que dá ao concelho e para poder mostrar daquilo que nós somos feitos”, frisou o autarca.

Feira Mostra de Mação em 2018, no Largo da Feira, junto ao Museu, Piscinas municipais descobertas e quartel da GNR. Foto: Joaquim Diogo

Para o presidente da CM Mação, esta deverá ser a edição da Feira Mostra que “maior envolvimento das associações do concelho teve”, estando este ano 22 associações a colaborar com a autarquia, sublinhando este facto e agradecendo a participação e apoio na organização do certame. O número de stands expositores ficou condicionado também à conclusão das obras nas piscinas municipais descobertas, junto ao recinto do certame, que levou a “alguma precaução”.

Este ano haverá ainda a inclusão, no stand do Município, de um polo de apoio técnico e divulgação do projeto de implementação das Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP), que desenha um futuro mais sustentável para o setor da floresta e da paisagem para o concelho, permitindo o esclarecimento e o maior envolvimento não só dos proprietários florestais como de toda a comunidade, em geral.

ÁUDIO | António Louro, vice-presidente da CM Mação, vereador com o pelouro da Floresta e responsável pelo Serviço Municipal de Proteção Civil

Foto: mediotejo.net

Ali também continuará a ser integrado o stand da AmarMação, associação de promoção dos produtos locais e endógenos, onde não faltará na montra o presunto, os enchidos, o mel, o vinho, o queijo e outros.

Os espaços de restauração terão ementas próprias, mas que incluirão pratos típicos da gastronomia local a cada jantar – desde o maranho, o bucho, as migas, o peixe do rio, o javali e outros – sendo considerados pelo autarca a “âncora” da feira mostra. Participam este ano o Centro de Dia de S. José das Matas, a Associação de Santo António, Associação de Chão de Lopes, Associação Desportiva de Mação, Centro de Dia de Aboboreira e Grupo Desportivo de Carvoeiro.

Também estarão presentes no recinto alguns dos cafés e bares de Mação, caso do Nok Bar, Café Central, Restaurante Avenida e Café César, e também do Centro Social da Câmara Municipal de Mação.

Gastronomia é um dos pontos fortes da Feira Mostra de Mação. Foto: DR

No que toca à dinamização de iniciativas paralelas, a nível desportivo, cultural, recreativo e de lazer, o programa é vasto e para todos os gostos, com 13 associações a dinamizar as atividades que vão desde um torneio concelhio de futsal, torneio de sueca, torneio de malha, downtown, ColorRun, marchas populares, encontro de cães de parar, caminhada, btt, cicloturismo, trail, canoagem, a um estágio de Orquestra de Sopros e Percussão pela Canto Firme/Firmação e uma arruada pela Sociedade Filarmónica União Maçaense.

A CM Mação destaca ainda a 22ª edição da Feira do Livro, e ainda a promoção dos autores locais e preservação da memória e património do concelho, sendo habitual o lançamento de obras apoiadas pela autarquia, caso da Carta Cultural do Concelho de Mação, produzida com recolha junto dos seniores, sendo um projeto iniciado em 2019 e que o covid-19 veio adiar a sua conclusão.

“Será um documento muito interessante que reflete os viveres das nossas gentes. Decorreu no âmbito do Clube Sénior, onde foram convidadas a participar mais de 300 pessoas do concelho, que contaram histórias, vivências, tradições, usos e costumes, das suas localidades. Tudo isso será refletido no livro, que será apresentada no dia 1 de julho. É um projeto de grande importância, porque é o perpetuar da história do nosso concelho, um pouco como fizemos com a Carta Gastronómica em 2012. Dez anos depois vamos fazer a apresentação desta Carta Cultural”, salientou o edil maçaense.

Foto: mediotejo.net

Outros autores locais terão destaque no stand do Município, sendo que irá ser lançado o livro “Raízes, Memórias e Vivências Associativas” da localidade de Serra, da autoria de Manuel Serras, bem como o livro “CARREGUEIRA – Minha Terra, Nossa Terra / A Terra Que Deles Foi” de José Luís Romão.

A par da Feira Mostra, existirão dois momentos de inauguração, da requalificação das Piscinas Municipais Descobertas e do parque ArqueoSocial Andakatu, no Calvário, que antecedem a visita oficial no dia 1 de julho, que contará com presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.

PROGRAMA COMPLETO:

QUARTA-FEIRA, 29 de junho
18h30 – Abertura Oficial da 27ª FEIRA MOSTRA, da XXII FEIRA DO LIVRO e do ESPAÇO INSUFLÁVEIS
20h00 – TORNEIO DE SUECA – Org.: CMM / Centro Cultural de S. José das Matas – no Restaurante do Centro de Dia de São José das Matas
21h30 – Concerto final do X Estágio da Orquestra de Sopros e Percussão – Canto Firme/ Firmação
23h00 – Encerramento do ESPAÇO INSUFLÁVEIS
23h00 – Atuação de VOX POPULI de Abrantes
01h00 – Encerramento dos Espaços de Exposição

QUINTA-FEIRA, 30 de junho
18h30 – Abertura da 27ª FEIRA MOSTRA, da XXII FEIRA DO LIVRO e do ESPAÇO INSUFLÁVEIS
19h15 – Palestra “INFLUENCERS – UMA NOVA ERA DE DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO DIGITAL” Org.: CMM / CLDS 4G
23h00 – Encerramento do ESPAÇO INSUFLÁVEIS
23h00 – Atuação da ORQUESTRA 12 DE ABRIL COM LUÍS REPRESAS e participação de elementos da Banda da Sociedade Filarmónica União Maçaense
01h00 – Encerramento dos Espaços de Exposição
01h00 – DJ LOCAL – Palco 2

SEXTA-FEIRA, 1 de julho
17h00 – Arruada da Sociedade Filarmónica União Maçaense
– Inauguração da requalificação das Piscinas Municipais Descobertas
– Inauguração do ArqueoParque Social “Andakatu”

18h00 – Abertura da 27ª FEIRA MOSTRA, da XXII FEIRA DO LIVRO e do ESPAÇO INSUFLÁVEIS
– VISITA OFICIAL à Feira por entidades e convidados
19h00 – Cerimónia de Distinção a Empresários do Concelho – Stand do Município de Mação
21h30 – Atuação do Grupo Cultural “Os Maçaenses”
22h00 – Apresentação do livro “Carta Cultural do Concelho de Mação” – Stand do Município de Mação
23h00 – Encerramento do ESPAÇO INSUFLÁVEIS
23h00 – Atuação de XUTOS & PONTAPÉS
01h00 – Encerramento dos Espaços de Exposição
01H00 – DJ LOCAL – Palco 2

SÁBADO, 2 de julho
09h00 – ENCONTRO DE CÃES DE PARAR com largada de perdizes – Castelo – Org.: CMM / A. C. R. dos Caçadores do Castelo
09h00 – CAMINHADA – Org.: CMM /Rotas de Mação
08h30 /17h30 – DOWNTOWN – Org.: CMM/Centro Recreativo e Cultural de Queixoperra
15h00 – TORNEIO DE MALHA – Org.: CMM / Grupo de Cicloturismo de São José das Matas
15h00 – JOGOS TRADICIONAIS – Org.: Câmara Municipal de Mação
16h00 – Abertura da 27ª FEIRA MOSTRA, da XXII FEIRA DO LIVRO e do ESPAÇO INSUFLÁVEIS
17h00 – TORNEIO DE FUTSAL – Finais – Org.: CMM / Mação Futebol Clube
18h00 – COLOR RUN – Org.: CMM / Grupo DCR de Penhascoso
18h30 – Apresentação do livro “Raízes, Memórias e Vivências Associativas”, de Manuel Serras – Stand do Município de Mação
19h00 – BTT GUIADO – Org.: CMM /São Miguel Bike
19h15 – MARCHAS POPULARES – Org.: CMM/ Santa Casa da Misericórdia de Mação
21h30 – Atuação de Associação Musical Amendoense
22h00 – Apresentação do livro “CARREGUEIRA Minha Terra, Nossa Terra / A Terra Que Deles Foi”, de José Luís Romão – Stand do Município de Mação
23h00 – Encerramento do ESPAÇO INSUFLÁVEIS
23h00 – Atuação de MARCO RODRIGUES
01h00 – Atuação de BEATBOMBERS
01h00 – Encerramento dos Espaços de Exposição
01h00 – DJ LOCAL – Palco 2

DOMINGO, 3 de julho
09h00 – CANOAGEM – Autocarro Mação – Ortiga – Org.: CMM / Amigos da Estação
09h00 – TRAIL – Org.: CMM /ARC Chão de Codes / BTZ / Rotas de Mação
09h00 – PASSEIO DE CICLOTURISMO – Org.: CMM / G.D.R. de Carvoeiro – Partida do Recinto da Feira Mostra
16h00 – Abertura da 27ª FEIRA MOSTRA, da XXII FEIRA DO LIVRO e do ESPAÇO INSUFLÁVEIS
18h30 – Atuação de AVÔ CANTIGAS – Espetáculo Infantil
21h30 – Atuação da turma de Dança Criativa da Associação de Pais e Encarregados de Educação de Mação
22h00 – Encerramento do ESPAÇO INSUFLÁVEIS
22h30 – Atuação de ANA MALHOA
24h00 – Encerramento da XXII FEIRA DO LIVRO
– Encerramento dos STANDS DE EXPOSIÇÃO
– Encerramento da 27ª FEIRA MOSTRA DO CONCELHO DE MAÇÃO

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.