Feira Mostra de Mação entra no fim de semana com Ivandro, Sara Correia e aposta na identidade do concelho. Foto: CMM

A 31.ª Feira Mostra de Mação entra este fim de semana na reta final com um programa que concentra alguns dos momentos mais aguardados do certame, desde os concertos de Ivandro e Sara Correia às atividades desportivas, culturais e recreativas que, até domingo, prometem atrair milhares de visitantes ao Largo da Feira.

O sábado arrancou logo pela manhã com uma caminhada, um passeio de BTT elétrico e um rally paper, seguindo-se, durante a tarde, atividades no Parque Arqueosocial e o Torneio da Malha. A Feira do Livro, o Espaço Kids e a área de exposições abrem às 16h00, enquanto a animação musical inclui a atuação da FunFarra, dos Maçaenses e, às 23h00, o concerto de Ivandro, um dos cabeças de cartaz desta edição. A noite prossegue com a American House Party e a atuação do DJ Rasilmar.

No domingo, o programa começa cedo com iniciativas desportivas espalhadas pelo concelho, entre elas um concurso de pesca, canoagem, um passeio de cicloturismo, um passeio de motas e motorizadas antigas e o Trail das Zagaias. Durante a tarde regressam a Feira do Livro, o Espaço Kids e os espaços de exposição, seguindo-se um espetáculo infantil, as Marchas Populares e a atuação do Grupo Coral da Sociedade Filarmónica União Maçaense.

O encerramento da feira ficará a cargo de Sara Correia, que sobe ao palco principal às 22h30, seguindo-se um espetáculo de laser, que substitui o tradicional fogo de artifício por razões de prevenção de incêndios.

Sara Correia atua no domingo em Mação. Foto: Musicfest

A edição deste ano abriu portas na quarta-feira, numa cerimónia presidida pelo ministro da Administração Interna, Luís Neves, e pelo presidente da Câmara Municipal de Mação, José Fernando Martins, marcada também pela distinção de três empresas do concelho com o estatuto PME Líder 2025.

Na inauguração, José Fernando Martins definiu a Feira Mostra como “o momento mais marcante da vida coletiva do concelho”, considerando que o certame constitui a principal montra da economia, do associativismo, da gastronomia, do artesanato e da cultura maçaense.

O autarca defendeu ainda que o evento representa uma oportunidade para promover Mação a nível regional e nacional, valorizando os recursos locais e afirmando o interior como um território de oportunidades, capaz de atrair investimento, criar emprego e fixar população.

Também o ministro Luís Neves destacou o papel das iniciativas locais na valorização do interior do país, defendendo uma maior coesão territorial e sublinhando que a criação de emprego e o investimento são determinantes para que as pessoas possam permanecer ou regressar aos seus territórios de origem.

Com cerca de 80 expositores, a Feira Mostra mantém a aposta nas empresas, produtores, artesãos e associações do concelho, apresentando este ano uma imagem renovada e uma reorganização do recinto. Entre as novidades destaca-se a iniciativa “Mostra o Presunto”, que coloca um dos produtos mais emblemáticos de Mação no centro da oferta gastronómica, permitindo aos visitantes degustá-lo nos cinco espaços de restauração dinamizados pelas associações e instituições locais.

Ao longo de cinco dias, o certame volta assim a afirmar-se como o principal evento anual do concelho, reunindo economia, cultura, gastronomia, associativismo e animação num espaço pensado para promover a identidade e as potencialidades de Mação.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

Leave a Reply