Diogo Piçarra, Para Sempre Marco e Cláudia Martins & Minhotos Marotos (seguidos dos DJ’s Barral, DJ Rokas, DJ Curra e DJ Tiago) são os grandes cabeças de cartaz da Feira de Santa Iria, que decorre em Tomar entre os dias 18 e 27 de outubro. Tal como o ano passado, os concertos, gratuitos, vão ter lugar na Várzea Grande, estendendo-se o certame entre aquele espaço e a recinto do Mercado.
A Feira de Santa Iria é uma das mais antigas da região e teve um papel preponderante, no passado, para garantir o abastecimento da população de produtos e materiais a que não conseguia aceder de outra forma. Hoje é completamente diferente o seu peso comercial, mas continua a ser um marco no calendário dos tomarenses.
O município de Tomar, nos últimos anos, tem vindo a adaptar o certame, quer na programação, quer na localização das diversas valências. Com um site próprio, em www.feirasantairia.pt é possível ver em detalhe toda a programação cultural, com muitas atividades a decorrerem em todos os dias da feira.
No que se refere às localizações, o recinto do Mercado acolhe o parque de diversões e as tasquinhas; no passadiço junto à Casa dos Cubos estarão os espaços de gastronomia e associativismo; na Rua dos Arcos, o comércio em geral; no estacionamento lateral do Palácio da Justiça, a nascente, a Feira das Passas; por trás do Tribunal, artesanato; em frente, automóveis e máquinas agrícolas; e na ampla praça da Várzea, além do palco principal, os produtos locais e regionais, street food e bares das coletividades.

A abertura oficial da Feira está marcada para esta sexta-feira, dia 18, às 18h00. Nesta noite acontece na Várzea a atuação de Cláudia Martins & Minhotos Marotos (às 22 horas), seguidos pelo DJ Curra. No sábado, dia 19, pelas 15h30, atuam o Rancho de Carregueiros e Pé na Música dos Brasões, no Convento de S. Francisco. A noite conta com a atuação dos “Para Sempre Marco” (22h15), seguidos pelo DJ Rokas.
No domingo, dia 20, acontece a missa na Igreja S. João Baptista (10h30), seguindo-se a procissão em honra da padroeira Santa Iria. Pelas 15h00 assinala-se o aniversário da Rádio Cidade de Tomar e uma Conferência na Igreja Santa Maria dos Olivais presidida pelo Patriarca Emérito de Lisboa Cardeal D. Manuel Clemente, inserida no Jubileu dos 50 anos da Diocese de Santarém (16h00).
Seguem-se, na segunda-feira, uma missa na Capela Stª Iria (10h00) e a atuação da Tuna, Coro, Danças e Zumba da Universidade Sénior de Tomar (21h00). Na terça, atua Nuno Ricky (14h30) no Convento S. Francisco, seguindo-se os Kapa Preta (21h00).

Na quarta feira tem lugar a atuação da Tuna Templária e Cavaleiras de Sellium e da Banda Réplika. A quinta-feira, dia 24 de outubro, contará com a atuação de SEDE (21h30) e na sexta dos FH5 (22h00) e do DJ Tiago.
No sábado atua o Rancho da Linhaceira e Desafinações (15h30) no Convento S. Francisco e o grande concerto da noite ficará a cargo de Diogo Piçarra (22h15), seguido pelo DJ Barral.
O programa da Feira de Santa Iria 2024 encerra no domingo, dia 27 de outubro, com a atuação da Banda Iria pelas 16h00.

Horário da Feira:
segunda, terça e quinta, 15h00 às 24h00
quarta, 15h00 à 1h00
sextas, 15h00 às 2h00
sábados, 11h00 às 2h00
domingos, 11h00 às 24h00
Feira de Velharias e Antiguidades de Tomar:
dias 19, 20, 26 e 27, 9h00 às 24h00, Mercado Municipal de Tomar
