Feira de S. Simão esta sexta-feira em Sardoal. Foto arquivo: mediotejo.net

A tradicional Feira de S. Simão, também conhecida como “Feira da Fossa”, está de volta às ruas da vila de Sardoal na sexta-feira, dia 28 de outubro, com o sabor das castanhas, nozes, e amêndoas, caracterizando-se este certame sobretudo pelas transações de cereais e de frutos secos, próprios deste período sazonal.

Com fortes raízes na Hhistória e cultura deste concelho, a Feira de S. Simão realiza-se sempre a 28 de outubro, por ser este o dia escolhido para a chegada dos “Capuchos”, como eram designados os grupos de homens e mulheres oriundos da Beira Baixa que se deslocavam para a nossa região na época da apanha da azeitona.

Apesar de existirem registos documentais que comprovam que esta Feira já se realizava em 1750, foi em meados dos anos 70 do século passado que atingiu lugar entre as mais importantes e concorridas feiras de toda a região norte do Ribatejo. Constituía, na época, uma boa oportunidade para população da região adquirir roupa e calçado para o inverno que se aproximava.

Paula Mourato

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *