A 19.ª edição do Encontro Nacional de Associações Juvenis decorreu nos dias 11 e 12 de novembro em Ourém. Foto: FNAJ Credit: FNAJ

A Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) destacou “um significativo” aumento de 5% no financiamento do Programa Apoio ao Associativismo Juvenil, que tem como objetivo “contribuir para o desenvolvimento das atividades das associações, respetivas federações, e organizações equiparadas às associações juvenis”. Este valor traduz-se num aumento anual de 200 mil euros, indicou a FNAJ.

Em comunicado, Marco Santos, presidente da FNAJ, referiu que “é importante notar que o orçamento destinado ao Programa de Apoio ao Associativismo Juvenil, que viabiliza as atividades levadas a cabo por todas as associações de jovens registadas, não era alterado há mais de uma década”.

O presidente reforçou a importância desta “mudança”, que visa “dar continuidade ao apoio que todas as associações prestam localmente”, tendo em conta o período atravessado pelo país no “contexto de inflação”.

Recorde-se que o Teatro Municipal de Ourém foi o palco escolhido para acolher a 19.ª edição do Encontro Nacional de Associações Juvenis, nos dias 11 e 12 de novembro.

Este encontro contou com a presença de alguns convidados, destacando-se a presença de João Paulo Correia, secretário de Estado do Desporto e da Juventude, que anunciou o aumento de 5% no financiamento do Programa Apoio ao Associativismo Juvenil.

Também o presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Pataco, esteve presente no evento, e reforçou o “compromisso contínuo” por parte do IPDJ em “fortalecer” e “apoiar” o associativismo juvenil em Portugal.

O Programa de Apoio ao Associativismo Juvenil tem um papel fundamental na viabilização das “atividades realizadas por todas as associações de jovens registadas em todo o país”. Neste sentido, e com o aumento orçamental, “é reconhecida a necessidade de investir no associativismo juvenil”, de forma a garantir a “continuidade” e “as contribuições” destes movimentos de jovens em todo o país.

Apaixonada pelo mundo do jornalismo, é licenciada em Comunicação Social pelo Instituto Politécnico de Tomar / Escola Superior de Tecnologia de Abrantes. Acredita que "para chegar onde a maioria não chega, é necessário fazer o que a maioria não faz".

Deixe um comentário

Leave a Reply