O Santuário de Fátima registou a presença de perto de 4 mil peregrinos durante as cerimónias desta terça-feira, 13 de outubro. Numa peregrinação tranquila, o bispo de Setúbal e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Ornelas Carvalho, deixou um alerta para a manipulação dos movimentos populistas, frisando ainda o papel da Mulher na Igreja.
Os movimentos populistas, referiu o prelado, usam a “nostalgia do passado” para criar o medo sobre os estrangeiros e os que pensam diferente. “Usam a ganância de possuir e dominar e até usam o nome de Deus, modelos religiosos para os seus interesses”, referiu.
“Para isso, constroem muros, exacerbam nacionalismos egoístas e conflituosos, que impedem que se chegue a consensos mundiais para encontrar soluções para os problemas de todos, como a pobreza, a injustiça, a guerra e a depredação do planeta, que colocam em perigo o futuro, como indica o Papa Francisco na sua última encíclica”, afirmou.
A pandemia, constatou o bispo, “veio tornar visíveis estes problemas”. “Estamos todos no mesmo barco”, afirmou o prelado, “ou nos ajudamos todos ou o barco afunda”.
Na sua intervenção, D.José Ornelas Carvalho frisou ainda o papel da Mulher na Igreja. “Acentuar o feminino e o materno não é apenas buscar um equilíbrio de poderes ou de influências na organização funcional da Igreja. Trata-se de mudar de paradigma, de mudar a forma de pensar”, referiu. Para o sacerdote, “valorizar o papel da mulher” vai contribuir para valorizar os “ministérios da Igreja”.
Já o Cardeal D.António Marto, no encerramento das cerimónias, saudou o “exemplo cívico e cristão” dos crentes de Fátima. “Quero agradecer o testemunho da vossa responsabilidade cívica de aceitar estas limitações a bem da saúde pública”, referiu. “O fervor da vossa oração enche todo este recinto”, continuou, “caros peregrinos, os meus parabéns a todos, pelo vosso testemunho”.
À semelhança da procissão das velas, na noite de dia 12, a celebração do 13 de outubro não chegou a encher os cerca de 6 mil lugares de lotação estabelecida no recinto do Santuário de Fátima, ficando-se pelos 4 mil participantes.