O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, visitou na manhã desta sexta-feira, 12 de maio, o hospital de campanha do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), inserido no dispositivo de socorro da Proteção Civil. Até ao momento, referiu o Comandante Nacional da Proteção Civil, Rui Esteves, registaram-se 378 assistências, 53 com pré-hospitalar e 10 evacuações. “É a média dos últimos anos” em termos de evacuações, afirmou o responsável, não havendo nenhum caso de especial relevância.

A estrutura da Proteção Civil, montada na Tapada da Ajuda, recebeu ainda a visita da Ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, e do Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, ao início da tarde. Durante a manhã, Adalberto Campos Fernandes teve oportunidade de ouvir um ponto de situação de Rui Esteves sobre o dispositivo de socorro e ainda as últimas informações sobre as condições meteorológicas previstas para os próximos dias.
A Proteção Civil tem um conjunto de 668 operacionais em Fátima, 240 dos quais no centro das Cova da Iria a atender os que chegam ao Santuário. Rui Esteves garante que os meios são os suficientes e que os serviços estão a funcionar no resto do país. Até ao momento houve o registo de 378 assistências, 10 das quais tiveram que ser evacuadas.
Segundo explicou Raquel Esteves, responsável do INEM da Operação Fátima, à comunicação social, estas 10 evacuações resultaram de casos que necessitavam de um internamento mais prolongado, uma vez que a estrutura montada oferece apenas uma primeira resposta. “A operação está a ser relativamente semelhante a outras”, referiu, admitindo que o tempo chuvoso não esteja a ajudar à deslocação dos visitantes. Comentou porém que se espera que o movimento vá aumentar durante a tarde.
Já segundo os serviços de meteorologia, a chuva deve abrandar a partir das 15 horas deste dia 12 na zona de Fátima. Durante a noite vão registar-se temperaturas de cerca de 10 graus. Para o dia 13, sábado, estão previstos alguns aguaceiros, mas, no geral, espera-se uma melhorias das condições climatéricas.
Após uma visita às instalações da Proteção Civil e ao Hospital de campanha do INEM, o Ministro da Saúde disse aos jornalistas que “o sistema está organizado, está a responder”, “em grande articulação”, pelo que as “pessoas podem vir para a peregrinação com tranquilidade”.
“Também fiz questão de aqui vir para dar uma palavra de incentivo aos profissionais do INEM, que estão aqui em grande número, num esforço adicional, porque têm de continuar a cobrir as necessidades do país. Mas, naturalmente, para um evento que é muito importante para Portugal e para os portugueses, e que mais uma vez Portugal, seguramente, vai conseguir assegurar com a maior competência e a maior tranquilidade”, assegurou o governante.
O Papa Francisco tem previsão de chegada a Fátima pelas 17h30.
C/Lusa