“Arquiteto João Antunes – vida e obra” é um livro da autoria de António Borges da Cunha e Pedro Moniz, publicado pela editora Hora de Ler, que conta a a vida e o trabalho do arquiteto João Antunes, que continuou as obras da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Fátima. O livro é apresentado a 25 de setembro, pelas 15h30, no Centro Pastoral Paulo VI.
A publicação apresenta-se como “uma homenagem à família Antunes, e, em especial, ao arquiteto João Antunes, cuja ascendência radica em Marvila/Barreira, concelho de Leiria, defendem os co-autores em nota de imprensa.
Nascido em 1897 e falecido em 1989, João Antunes tem entre os seus principais projetos, em Lisboa “As três Garças” e o Teatro Ginásio; a continuação das obras da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, em Fátima; e várias novas igrejas por todo o país. Além de arquiteto, João Antunes, destacou-se na área da escultura, autor de, entre outros trabalhos, o sacrário e os altos-relevos dos mistérios do rosário, na mesma basílica do Santuário de Fátima.
Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos e do Museu do Santuário de Fátima, sublinha, no prefácio da obra, “a sua relação [do arquiteto João Antunes] com o Santuário de Fátima, que também neste livro se espelha, passa não só pela relação de trabalho, enquanto responsável por levar por diante o plano que herdou e enquanto criador de nova obra para a Cova da Iria, mas também pela relação de clara cumplicidade que se deteta entre o bispo de Leiria e o arquiteto”.
Sobre os autores do livro: António Borges da Cunha é primo do arquiteto João Antunes, frequentou o Seminário Diocesano de Leiria, desenvolve atividade profissional como professor e investigador com obras publicadas em diferentes áreas, nomeadamente livros escolares, biografias e história; Pedro Moniz reside na Barreira/Leiria é advogado e jurista, pós-graduado em Estudos Europeus. Como investigador publicou também várias obras em prosa, romance e biográficas.

O programa do evento, com início às 15h30 e animação musical a cargo do Adesba Chorus e da soprano Manuela Moniz, pode ser consultado na imagem-convite acima.