O consistório de cardeais que se reuniu na manhã desta quinta-feira, 20 de abril, para decidir a data de canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto escolheu o dia 13 de maio, centenário das aparições aos dois irmãos da Cova da Iria. O anúncio foi realizado pelo Papa Francisco, em Roma, após esta sessão.
O Santuário de Fátima já se manifestou a respeito da escolha, tendo os sinos tocado a repique quando foi anunciada a notícia. “É com grande alegria que recebemos a notícia de que a canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto terá lugar aqui, no Santuário de Fátima, no dia 13 de maio, na visita, ou na peregrinação, que Sua Santidade o Papa Francisco aqui fará”, referiu o Reitor Carlos Cabecinhas numa mensagem oficial.
“A escolha de Fátima para o ato solene desta grandeza significa o reconhecimento da importância mundial de Fátima e o reconhecimento da mensagem de Fátima como escola de santidade”, continuou. O responsável lembrou ainda a importância da canonização se realizar no centenário das aparições, o que vem “coroar” a data.
O processo de canonização dos dois pastorinhos de Fátima foi iniciado pelo então bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva, a 30 de abril de 1952, um ano depois da trasladação dos restos mortais de Jacinta para a Basílica do Rosário.