Fátima esteve quase irreconhecível nos meses de maio de 2020 e 2021 , devido à pandemia de covid-19. Fotografia: mediotejo.net

“O Turismo que se segue” é o tema dos X Workshops Internacionais de Turismo Religioso a realizar em Fátima na manhã de quinta-feira, dia 23 de junho, no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, em sessão que vai contar com a intervenção de personalidades de diferentes áreas do Turismo.

Foram convidados para oradores Maria Isabel Roque, doutorada em História com especialização em Museologia da Religião pela Universidade Lusíada; Pedro Castro, consultor da SkyExpert Consulting, Ildefonso de la Campa Montenegro, diretor S.A. de Xestión do Plan Xacobeu, e Ruben Obadia, communication manager na Agência de Promoção Turística do Alentejo.

A conferência, que será seguida de um momento de debate, terá moderação por Marco Rebelo, consultor em Turismo e proprietário da NML Turismo, empresa de consultoria e de marketing especializada no setor do turismo e hotelaria. 

A conferência “O Turismo que se segue” terá lugar após a sessão inaugural, para a qual está confirmada a presença da secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques; a apresentação da Jornada Mundial da Juventude, por Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude 2023, e a apresentação da Jordânia, como país convidado, por uma delegação deste país árabe.

Apresentação do XV Festival Art & Tur

Francisco Dias, professor do Politécnico de Leiria e diretor do Art&Tur – Festival Internacional de Cinema e Turismo, encerrará o programa da manhã dos X IWRT com a apresentação da 15ª edição do Art&Tur, evento agendado para Ourém, entre 25 a 28 de outubro deste ano.

O Festival Art & Tur tem como “missão de dar a conhecer ao mundo as melhores produções audiovisuais de turismo realizadas em Portugal e no mundo”. Assume-se também como “fórum de partilha de experiências” e integra atualmente uma rede mundial de festivais congéneres, nomeadamente o Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo (CIFFT), que elege anualmente o melhor filme de turismo a nível mundial. A partir de 2018, os direitos do Festival ART&TUR passaram para a Centro de Portugal Film Commission (CPFC) e, mercê de um acordo entre a CPFC e a ERT Centro de Portugal, o Festival Internacional de Cinema e Turismo passou a ser realizado na região Centro do país, com carácter de itinerância.

“Em 2022 estaremos na cidade de Ourém, para mais uma vez mostrarmos os melhores filmes sobre turismo, produzidos em Portugal e pelo mundo fora”, anuncia a Organização, que conta este ano com o apoio da Câmara Municipal de Ourém, também entidade parceira na organização dos X IWRT.

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.