Há neste momento três entidades a marcar ou a querer marcar os caminhos de peregrinação até Fátima: o Centro Nacional de Cultura, que detém a marca “Caminhos de Fátima”, a Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima e a Associação dos Caminhos de Fátima, constituída por 14 municípios por onde passam as peregrinações. Há alguma confusão entre quem procura estes trajetos, pelo que no dia 3 de maio, quarta-feira, será assinado um protocolo com o Turismo de Portugal que envolve duas destas entidades.
A informação foi avançada durante a assembleia municipal de Ourém de 28 de abril, sexta-feira, com o presidente da Câmara, Paulo Fonseca, a referir que o troço de Ourém do trajeto da Associação Caminhos de Fátima deverá ficar concluído até ao fim do ano.
Segundo o autarca, a associação constituída por 14 municípios, que pretendia marcar um trajeto a partir da Gaia, ainda aguarda pelos fundos europeus que financiariam o projeto. No entanto, constatou, há outras associações a marcar caminhos, havendo bastante desorganização em torno dos mesmos.
Neste sentido, anunciou, a Associação dos Caminhos de Fátima, o Centro Nacional de Cultura, dono da marca “Caminhos de Fátima” e o primeiro a marcá-los, e o Turismo de Portugal vão assinar um protocolo dia 3 de maio, quarta-feira, no Posto de Turismo de Fátima. Na sessão estará presente a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.
Não foi mencionada a participação da Associação de Amigos dos Caminhos de Fátima.
