Já estão marcados para 15 a 17 de dezembro, em Fátima, os Encontros do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), que em 2021 foram adiados em virtude da situação epidemiológica da covid-19.
Trata-se de uma iniciativa de valorização das comunidades portuguesas que promove o investimento da diáspora, em especial no interior do país, bem como as exportações e a internacionalização das empresas nacionais através da diáspora, conforme explicam os promotores desta organização conjunta da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e da Secretaria de Estado da Valorização do Interior.
Ao longo dos três dias do evento, além das sessões plenárias, de sessões de apresentação de ideias, projetos e soluções de investimento, serão promovidas sessões temáticas paralelas com enfoque nos temas Agricultura e Agroalimentar; Indústria 4.0 e Produção Avançada; Turismo e Sustentabilidade; Mar e Economia Azul; Digital e Saúde; Ideias e Negócios nos Territórios do Interior.
As mesas redondas, sessões dinâmicas de networking e visitas a empresas do Médio Tejo serão outros dos tópicos do programa.
Esta edição é coorganizada pela Câmara Municipal de Ourém e pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.
A partir de setembro inicia-se o processo de inscrições no sítio oficial www.encontrosdiaspora.pt. Para os interessados, é possível obter mais informação no sítio oficial do programa https://pnaid.mne.gov.pt/pt/.