Os benefícios do consumo do ovo para a alimentação humana são apenas um dos muitos ingredientes do livro “Ovo com ternura”, uma obra do médico Vicente Martins, que também é vereador no executivo camarário de Ferreira do Zêzere. A sessão de lançamento da obra encheu o auditório do Centro Cultural de Ferreira do Zêzere na noite de sábado, 11 de março.  “O ovo deve ser considerado como um alimento de excelência não só pelas suas características nutricionais mas também pelo facto de ser económico e de fácil acesso”, escreveu.

Apesar ser natural do lugar de Casais da Memória, no concelho de Rio Maior, Vicente Martins escolheu Ferreira do Zêzere para o lançamento deste livro uma vez que é a Capital do Ovo. “Ferreira já me diz mais do que a aldeia onde nasci. É a primeira vez que escrevo um livro. É um sonho antigo”, confessou ao auditório, composto por muito público, entre os quais alguns empresários da indústria do ovo. Vicente Martins refere que, há 40 anos, temendo-se o aumento do colesterol, recomendava-se o consumo moderado do ovo mas que, atualmente, “é um alimento extraordinário, que se pode comer com frequência”.

O autor refere que, em linhas simples, este livro narra factos históricos com base credível, outros com imaginação e ainda outros com alguma inovação. “Este livro lê-se numa noite. Tentei escrever um livro de leitura agradável, que nos sensibilizasse para o ovo uma vez que nós, Ferreira do Zêzere, somos a capital do ovo”, disse. “Não é um livro de receitas embora descreva algumas receitas com ovo que aprecio”, disse, referindo-se às Tigeladas de Ferreira ou às Fatias de Tomar. Na obra, o autor revela ainda algumas lendas que o encantaram, sendo a mesma pontuada com “imagens soltas” e ainda algumas notas pessoais da sua biografia que tiveram como base o ovo de galinha.

Auditório do Centro Cultural de Ferreira do Zêzere encheu-se na noite de lançamento Foto: D.R.

Hélio Antunes, vereador da Cultura da Câmara de Ferreira do Zêzere, realçou o facto do autor “não ser um ferreirense de gema mas um ferreirense de coração”. Frisou que para a autarquia “é um orgulho” assistir a lançamentos de livros a acontecer e a todo o trabalho cultural que está a ser desenvolvido no concelho, verificando-se ainda que há muitos médicos a escrever livros.

“Penso que esta obra aborda, de forma geral, o percurso do Dr. Vicente Martins, focando a Capital do Ovo e indústria dos ovos, que é muito importante no concelho”, disse, recordando que a autarquia, em 2009/2010, trabalhou para tornar Ferreira na Capital do Ovo de modo a proteger essa indústria. “Felizmente, não só foi protegida como tem vindo a ser desenvolvida”, referiu. Partilhou ainda um episódio passado recentemente num Restaurante em Setúbal, onde descobriu através de uma consulta ao chefe de cozinha que os ovos eram provenientes de Ferreira do Zêzere.

Vicente Martins partilhou algumas das histórias do seu livro nesta noite Foto: D.R.

António Vicente Martins nasceu no concelho de Rio Maior, sendo licenciado em Medicina pela Universidade de Coimbra, especialista em Medicina Geral e Familiar com várias publicações médicas sobre hepatite, úlceras de perna, formação de formandos e tese de especialidade. “Ovo com ternura” é, no entanto, o seu primeiro livro publicado, sob a tutela da Chiado Editora.

Elsa Ribeiro Gonçalves

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.