O Orion26, considerado o maior exercício anual da componente terrestre do Exército português, terminou hoje no Campo Militar de Santa Margarida, em Constância, após duas semanas de treino que reuniram mais de 1.300 militares de cinco países europeus.
O último dia do exercício operacional e tático, que decorreu desde 18 de maio sob a coordenação do Comando das Forças Terrestres, ficou marcado por uma demonstração de capacidades conjuntas e pelo emprego de fogos reais com os principais sistemas de armas utilizados ao longo das operações.
O Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão, acompanhou o encerramento das atividades, visitando o Centro de Capacitação Tática, Simulação e Certificação e o Agrupamento Sanitário, acompanhado por representantes de países aliados.
Segundo o comunicado do Exército, as manobras finais integraram diferentes sistemas de vigilância e reconhecimento, incluindo diversas tipologias de drones, articulados em tempo real com os sistemas de comando e controlo para a transformação de informação em conhecimento útil de apoio à decisão.







Nesta edição de 2026, o Orion serviu para preparar e treinar o Battle Group da União Europeia (EUBG), uma força multinacional de reação rápida de cariz essencialmente terrestre que engloba cerca de 2.200 militares de Portugal, Espanha, França, Itália e Roménia. O comando desta força está atribuído a um oficial-general português, comandante da Brigada Mecanizada sediada em Santa Margarida.
“A interoperabilidade constrói-se no treino, consolida-se na confiança e traduz-se na capacidade de atuar como uma só força na defesa do território europeu, da sua segurança e das suas populações”, sublinha a nota do ramo militar.
Paralelamente à vertente da União Europeia, o cenário serviu para preparar a Brigada de Intervenção para o planeamento e condução de operações ao abrigo do Artigo 5.º da NATO, que consagra o princípio da defesa coletiva aliada.







O Orion26 serviu ainda para a certificação operacional da Companhia de Atiradores da Zona Militar da Madeira, composta por 120 militares, que passa agora a integrar a prontidão e a capacidade de projeção do EUBG em contexto multinacional.
Na edição anterior, realizada em 2025, as manobras tinham envolvido cerca de 1.700 operacionais dos mesmos cinco países para a certificação histórica da força de reação rápida europeia sob a liderança de Portugal.

Exércitos europeus e europa, podem ser exterminados em segundos se Russia lançar drones suicidas, logo lançar alguns mísseis com ogivas nucleares.
O melhor e planejar uma maneira pacífica de viver com os russos.