Exercício "Fénix" testa capacidade de resposta operacional de três centenas de militares. Foto arquivo: mediotejo.net

Entre 21 e 25 de novembro, cerca de três centenas de militares do Exército Português vão participar no “FÉNIX 22”, no âmbito do apoio militar de emergência e de solicitações da Proteção Civil. O exercício vai decorrer na área dos municípios de Constância e Vila Nova da Barquinha.

O exercício procura treinar a capacidade de resposta das diferentes valências do Sistema Integrado de Apoio Militar de Emergência do Exército às solicitações de apoio da estrutura de Proteção Civil, testando a projeção e atuação de capacidades diferenciadas, com destaque para o Comando, Controlo e Comunicações, a Busca e Salvamento Terrestre, a Engenharia Militar, o Reabastecimento e Serviços e o Apoio Sanitário, no contexto de uma emergência complexa decorrente de um cenário de condições meteorológicas adversas.

Esta edição do “FÉNIX” conta com o apoio e a participação das autarquias de Constância e Vila Nova da Barquinha, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, de outros agentes de Proteção Civil e, na qualidade de observadores, militares da Unidad Militar de Emergencias (UME) espanhola, visando “sustentar a padronização de procedimentos e a validação de critérios de interoperabilidade”, pode ler-se em informação divulgada.

Exercício “Fénix” testa capacidade de resposta operacional de três centenas de militares. Foto arquivo: mediotejo.net

Jéssica Filipe

Atualmente a frequentar o Mestrado em Jornalismo na Universidade da Beira Interior. Apaixonada pelas letras e pela escrita, cedo descobri no Jornalismo a minha grande paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *