O Convento de S. Francisco, em Santarém, foi ontem o palco da Gala de Talentos “Jovens Com Gás”, promovida pela empresa Tagusgás, evento que tinha como objetivo premiar o talento e excelência de mais de meia centena de jovens do distrito de Santarém.
Ensino, Artes, Desporto e Empreendedorismo foram as áreas onde os jovens talentos do distrito mais se destacaram, sendo que, na foto, temos três exemplos de jovens abrantinos que se destacaram ao nível do Atletismo -Mariana Rosa (vestida de verde) de 17 anos, atleta que representa o Sporting Clube de Abrantes no salto em cumprimento e barreiras / currículo 2015 – medalha de bronze no salto em cumprimento e medalha de prata nos mundiais ISF (desporto escolar/China); Futebol – Francisco Falcão, de 13 anos, que representa o S.L.Benfica em iniciados / currículo 2015 – Campeão Associação de Futebol de Lisboa e vencedor Winter Cup Zenit St. Peterburg; Natação Pura – Maria Madalena Silva (vestida de preto), de 17 anos, atleta que representa o Clube Náutico de Abrantes / currículo 2015 – Campeã Nacional de 50 metros Bruços em Absolutos e Open de Portugal, 5º lugar nos Mundial ISF (desporto escolar/Polónia)/ Bronze nos 100 Bruços, 200 Bruços e 200 estilos Júnior e 200 bruços em absolutos no Campeonato Nacional juvenis.juniores.seniores e absolutos, piscina longa 2015 / FISEC Games Malta – 4 medalhas de ouro.
Entre os critérios de seleção para os galardoados, a Tagusgás definiu que, para além de serem jovens nascidos no distrito entre 1997 e 2007 ou que habitem no distrito, teriam de ter obtido distinções nacionais ou internacionais no ano letivo 2014/2015; tenham sido campeões nacionais ou integrarem a seleção nacional na época desportiva 2014/2015 em modalidades e disciplinas olímpicas; ou serem jogadores de futebol no Benfica, Sporting, Porto ou internacionais nas categorias jovens.
Por exemplo, no Ensino e Artes, foram selecionados jovens com aptidões e performances intelectuais fora do comum que se distinguiram a nível nacional e internacional nas áreas da filosofia e matemática, oriundos dos concelhos de Abrantes, Almeirim, Cartaxo e Santarém, com idades entre os 14 e 17 anos.
Na área do Desporto, foram galardoados 40 campeões nacionais em modalidades e disciplinas olímpicas e 19 campeões internacionais.
No âmbito do Empreendedorismo, alunos da Escola Profissional de Salvaterra de Magos, Escola Profissional de Rio Maior e do Colégio de S. Miguel (Fátima) foram distinguidos pelos projetos e produtos inovadores que conceberam e ganharam distinções nacionais, sendo uma referência a nível internacional.
Associações como a SCOCS – de Cem Soldos, Sociedade Filarmónica Gualdim Pais e Sporting Clube de Tomar também sentiram o seu trabalho reconhecido na Gala.
Com os 380 lugares esgotados, o espetáculo contou com a apresentação de José Carlos Malato e com uma intervenção de Daniel Bessa, economista e ex-ministro da Economia.
Os momentos musicais estiveram a cargo de Bernardino Dimas, Hugo Martinho, João Limeiro e Margarida Lázaro, estes três últimos do Conservatório de Música de Santarém, e ainda de Bruno Santos.
Este evento teve como embaixadores Marco Chagas, José Azevedo Pereira, Miguel Bastos Castanho e Maria Salomé Rafael.