Passeio pedestre convida a conhecer a Serra de Aire e Candeeiros. Foto: Vagamundos

O Mercado Municipal de Alcanena vai acolher, na próxima terça-feira, 8 de julho, o workshop “Cogestão em Áreas Protegidas”, um encontro que pretende fomentar a reflexão conjunta e a partilha de experiências sobre os desafios e oportunidades da cogestão nas áreas protegidas.

O evento surge com o objetivo de reforçar o papel dos territórios na conservação da natureza e no avanço de modelos de desenvolvimento sustentável. A cogestão, enquanto instrumento de participação ativa e colaboração entre entidades públicas e locais, será o foco central da discussão.

A sessão contará com intervenções de vários representantes institucionais e culminará com o encerramento pela Ministra do Ambiente e Energia, “reforçando a centralidade do tema no atual contexto das políticas públicas para o território”, refere a nota divulgada.

A participação será em formato presencial, mas os interessados poderão acompanhar os trabalhos à distância através de transmissão em direto por streaming. As inscrições podem ser feitas AQUI.

A proposta AQUI de Plano de Cogestão do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios de Ourém – Torres Novas, foi apresentada em 2024 no auditório do município de Ourém. Com um custo estimado de 76 milhões de euros, o projeto envolve sete municípios, 27 freguesias, duas direções regionais de agricultura, quatro grupos de ação local e duas regiões do turismo.

Mestre em Jornalismo e apaixonada pela escrita e pelas letras. Cedo descobriu no Jornalismo a sua grande paixão.

Deixe um comentário

Leave a Reply