No âmbito da Festa do Emigrante, o mediotejo.net visita o concelho de Ferreira do Zêzere, dando a conhecer um pouco da sua história e de cada uma das 7 freguesias que o compõem.

A área da actual freguesia de Igreja Nova do Sobral faria parte da freguesia de S. Pedro de Alviobeira, sendo o lugar de Sobral a povoação mais importante. A partir de 1608 passou a ser freguesia independente, a julgar pela data do mais antigo assento de casamento existente no cartório paroquial. Em 1609 os eventos passaram a realizar-se à porta da igreja nova, derivando deste facto o nome da freguesia. Pertenceu ao concelho de Tomar até 1855, data em que foi integrada no concelho de Ferreira do Zêzere.

Tem a palavra… José Manuel Antunes Feliz, 68 anos, no cargo desde 2009 em representação do PS.

O que tem de melhor e de pior a sua freguesia?
O que tenho melhor na minha freguesia é não ter gente com fome e todos mais ou menos têm uma vida decente. O que tenho de pior é a população cada vez mais velha, e poucos nascimentos ou nenhum ao longo do ano.

Como tem sido a relação da Junta de Freguesia com a Câmara de Ferreira do Zêzere?
A relação entre a Junta e a Câmara é razoável, mas um pouco penalizada por não ser do mesmo partido, o que obriga a um esforço maior da parte da Junta, para que a freguesia esteja minimamente cuidada.

Que dificuldades sente na gestão da freguesia?
As dificuldades na gestão da Freguesia, na parte pessoal é boa. Na parte financeira é que é difícil, devido às verbas que recebemos serem poucas e o Município ceder poucos meios para realizar os trabalhos necessários na Freguesia.

O que é mais gratificante no cargo de presidente de junta?
O que é mais gratificante no cargo de Presidente de Junta, no meu caso é a camaradagem e o convívio que se tem dia a dia com as pessoas da freguesia e contribuir para o seu bem-estar dentro das minhas possibilidades.

Complete a frase: não gostaria de terminar o meu mandato sem… fazer um miradouro na Freguesia, na Serra de Santa Catarina e adquirir um terreno para um parque de estacionamento.

Igreja Matriz
Foto: JF Igreja Nova do Sobral

Retrato da Freguesia

Orago: Espírito Santo

Lugares: Água-Todo-O-Ano; Azenha Nova; Casal da Estrada; Casal da Fonte Nova; Casal da Fonte do Sobral; Casal Novo; Castelaria; Couço Cimeiro; Couço do Meio; Couço dos Pinheiros; Couço Fundeiro; Hortas; Lamaceiros; Lameiras; Mata; Matos; Meneixo; Mourolinho; Paieres; Pegados; Penedinho; Regueiras; Ribeira Barqueira; Salgueiral; Serra de Santa Catarina; Serrada Nova; Sobral e Tanoeiros.

Área: 14,52Km2
População: 662 habitantes

Brasão

Ordenação heráldica: 18 de junho de 2002
Descrição: Escudo de ouro, barra ondada de azul e prata de três tiras, acompanhada de pomba do Espírito Santo de prata, bicada e armada de ouro, nimbada de vermelho e de sobreiro arrancado de verde. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “IGREJA NOVA do SOBRAL”.

Maria Silva e Sousa

Natural de Tomar, apaixonada por viagens e palavras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.