Relógio Solar Foto: CM Ferreira do Zêzere

No âmbito da Festa do Emigrante, o mediotejo.net visita o concelho de Ferreira do Zêzere, dando a conhecer um pouco da sua história e de cada uma das 7 freguesias que o compõem.

Águas Belas já foi Vila e teve foral concedido por D. Manuel I em 1513. Em 1222 aparece com o nome de “Abas de Aquabela” no foral de Ferreira do Zêzere. Em 1356 D. Pedro I deu o seu senhorio a Rodrigo Álvares Pereira.

Daqueles tempos de autonomia administrativa sobreviveu o pelourinho, onde se pode ver o brasão dos Pereiras, de que foram descendentes os Sodrés Pereiras, Comendadores de Águas Belas.

Tem a palavra… Sérgio Morgado, 49 anos, no cargo desde 2013, eleito como independente com o apoio do PS.

O que tem de melhor e de pior a sua freguesia?
O melhor da minha Freguesia é sem duvida as pessoas e o pior é ter uma população envelhecida com poucos jovens.

Como tem sido a relação da Junta de Freguesia com a Câmara de Ferreira do Zêzere?
A relação da Junta com o Município tem sido surreal pois em 4 anos as obras novas efetuadas pelo Município resumiram-se a uma rotunda que ainda está em construção. Nunca fomos ouvidos para saber quais as grandes obras a fazer nesta Freguesia.

Que dificuldades sente na gestão da freguesia?
A grande dificuldade na gestão é a falta de orçamento para que se consiga ter pessoas afetas a esta Junta para poder dar resposta às solicitações da população.

O que é mais gratificante no cargo de presidente de junta?
O mais gratificante é a proximidade e acolhimento que tenho para com as minhas gentes. Sinto-me muito acarinhado pela população.

Complete a frase: não gostaria de terminar o meu mandato sem… iniciar o Museu de Águas Belas, pois temos cultura e tradição nesta Freguesia.

Retrato da Freguesia

Orago: Srª da Graça

Localidades: Águas Belas; Águas Belas – Velhas; Barcai; Bela Vista; Benfica; Besteiras; Boavista; Camarinha; Carvalhal; Carvalheira; Casal da Bica; Casal do Varela; Casal Fundeiro; Casal Novo; Casalinho; Casas Novas; Cavalheira; Conjeitaria; Cumbada; Fonte do Piolho; Gravulha; Horta da Fonte; Lameiros; Mata; Outeiros; Palheiros; Penas Alves; Pinheira; Porto da Romã; Porto Olheiro; Quinta da Alegria; Sobreiras; Travanca; Vale; Vale do Olival; Vales; Varela; Varelinha e Venda da Serra

Área: 22,13Km2
População: 1.072 habitantes

Brasão

Ordenação heráldica: 3 de julho de 2002
Descrição: Escudo de prata, cruz florida de vermelho, vazia do campo, entre duas palas diminutas ondadas de azul. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ÀGUAS BELAS“.

Maria Silva e Sousa

Formada em marketing digital e content branding, apaixonada por viagens e palavras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *