Igreja Santa Margarida | Foto: JF Sta. Margarida da Coutada

O mediotejo.net visita Constância, o concelho onde o Zêzere e o Tejo se encontram e dá a conhecer as 3 freguesias que o compõem.

Tem a palavra José Manuel Ricardo, com 61 anos, presidente da Junta de Freguesia de Santa Margarida da Coutada, no cargo desde outubro de 2017 em representação do Partido Socialista.

Como descreve a sua freguesia?
A Freguesia de Santa Margarida da Coutada constitui 73,5% do território do concelho de Constância e é composta por cinco lugares: Portela, Vale de Mestre, Pereira, Aldeia de Santa Margarida da Coutada e Malpique, tendo ainda na sua área territorial o Campo Militar de Santa Margarida.

Localizada na margem sul do Tejo, faz fronteira a Norte com o rio Tejo, a Sul com o Semideiro, da Freguesia de Ulme, Concelho da Chamusca, a Oeste com o Arripiado, da Freguesia de Carregueira, Concelho da Chamusca e a Este com o Tramagal, da freguesia de Tramagal, Concelho de Abrantes.

A origem do nome da freguesia está ligada à lenda de Santa Margarida. Diz a lenda que Margarida era uma menina muito prendada e muito crente em Deus e o povo da Aldeia adorava-a pela sua bondade. Um dia apareceu um príncipe mouro que se apaixonou por Margarida e seu pai queria que ela casasse com ele, porém teria que abandonar a sua fé o que ela recusou.

O pai castigou-a mandando-a para a Coutada apascentar o gado. Não estando habituada a tais labores, Margarida rezava para que Deus lhe desse forças. Um dia o povo encontrou-a morta de cansaço no cimo da Coutada e naquele sítio foi erguida uma capela com a designação de Santa Margarida da Coutada.

Diz o povo, também relativo à construção da Igreja de Santa Margarida, que uma noite a imagem da Santíssima Trindade foi deixada onde se situa hoje o cruzeiro, ou seja, a alguns metros da Igreja e que na manhã seguinte a imagem se encontrava onde posteriormente se ergueu o espaço religioso. Diz-se que a imagem se deslocou por milagre, devido ao seu peso, dado que se trata de uma imagem em pedra com 1,26 metros.

Quais os principais pontos fortes e quais as principais dificuldades?
Os principais pontos fortes da freguesia são as suas gentes e a sua dedicação ao associativismo. Esta freguesia é também rica em património rural construído como é o caso do parque ambiental e do açude que, ao longo dos anos tem trazido muitos visitantes à freguesia. Temos ainda o Campo Militar de Santa Margarida, que é uma referência a nível nacional e que é o principal ponto de emprego na freguesia.

Já as principais dificuldades prendem-se com o estado de deterioração de alguns destes mesmos equipamentos e com a falta de indústria e de emprego, que prendam as populações mais jovens na freguesia.

Que limitações sente na gestão da freguesia?
As limitações prendem-se com a falta de recursos humanos e financeiros. A freguesia de Santa Margarida da Coutada é muito dispersa, o que exige um grande esforço para a manter limpa. Tal como referido, como os recursos financeiros são reduzidos, é-nos impossível fazer a contratação de mais pessoal, exigindo um esforço acrescido aos funcionários da Junta. Este factor contribui ainda [para] o sentimento de impotência que sentimos por não conseguir antecipar obras de conservação de alguns equipamentos que achamos importantes como é o caso do açude e o adiamento de outras que gostaríamos de concretizar.

O que é mais gratificante no cargo de presidente de junta?
O gratificante é o dia-a-dia, a proximidade com as pessoas, resolver os casos urgentes. É receber da população as suas preocupações e sentir que as pessoas se sentem bem na nossa freguesia.

Complete a frase: Não gostaria de terminar o meu mandato sem… ter cumprido os projetos que propus executar.

Orago: Santa Margarida
Área: 58,72 km²
População: 1.788

Ordenação heráldica do brasão: 29 de junho de 2001

Descrição: Escudo de ouro, uma trompa de caça de negro, embocada e virolada de prata, com cordões de vermelho; em chefe, duas espadas de vermelho montantes e passadas em aspa, entre duas harpas de púrpura e, em campanha, quatro burelas ondadas de azul e prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “SANTA MARGARIDA DA COUTADA“.

Formada em marketing digital e content branding, apaixonada por viagens e palavras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *