O mediotejo.net visita Constância, o concelho onde o Zêzere e o Tejo se encontram e dá a conhecer as 3 freguesias que o compõem.
Em novembro de 1895 foi anexada por decreto ao concelho de Abrantes por extinção do concelho de Constância, voltando a fazer parte do município em janeiro de 1898.
Tem a palavra José Manuel Sequeira da Rita, 58 anos, presidente da Junta de Freguesia desde 2017, integrando a lista do Partido Socialista como independente.
Como descreve a sua freguesia? Quais os principais pontos fortes e quais as principais dificuldades?
Como pontos fortes destaco a localização, a distribuição geográfica e a proximidade dos rios Tejo e Zêzere. a sua paisagem, a sua riqueza histórica, o legado dos seus antepassados. Estas coisas permitem-nos olhar para o turismo como a sua principal fonte de riqueza.
A nossa maior dificuldade é a ligação entre Constância e Constância Sul. Separadas pelo Tejo, locais da mesma freguesia e para passar de um lado para o outro (100 metros), apenas se pode fazê-lo de barco, ou então, por veículos motorizados, mas assim teremos de ir ao concelho vizinho para chegar ao outro lugar da freguesia passando pela ponte da Praia do Ribatejo, com todos os condicionalismos (só veículos ligeiros) e fazendo cerca de cinco quilómetros.
Que limitações sente na gestão da freguesia?
As principais limitações são o seu curto orçamento pois neste momento possui cerca de mil habitantes e não dispõe de receitas próprias. Vai sobrevivendo das verbas atribuídas pelo financiamento estatal e, sem dinheiro, torna-se mais difícil executar as ideias. Estou consciente das dificuldades, tenho a certeza de que algumas conseguirei ultrapassar como sempre fiz ao longo da vida. Estou também consciente das limitações que vou encontrar, mas isso apenas irá contribuir para aumentar o empenhamento e a vontade de melhorar as condições de vida na freguesia.
O que é mais gratificante no cargo de presidente de junta?
Adoro esta freguesia, não nasci aqui, mas resido cá há mais de 20 anos. Possui muita vida muita alegria e muita simpatia, cativou e inspirou vários poetas, pintores e outros artistas que, tal como eu, por aqui se fixaram.
Não prometo aquilo que não vou poder cumprir… mas prometo que tudo farei para tornar a nossa Junta de Freguesia mais ativa, mais presente e mais próxima de cada Cidadão. Para isso estou disponível para ouvir todas as pessoas de forma a compreender os seus problemas, as suas necessidades e procurar as melhores soluções para cada situação. Prometo ainda que tudo farei para que a nossa Junta tenha mais competências, esteja mais disponível, mais presente e mais tempo à disposição das pessoas, tenham a porta aberta para apresentarem os problemas e em conjunto procurar a melhor solução.
Irei desenvolver esforços para aproximar todos os constancienses e fazer sentir melhor quem nos visita, melhorando os transportes (já temos o transporte a pedido), e a mobilidade dentro da freguesia.
Lutarei para que a freguesia esteja mais limpa, mais organizada e mais bonita para que possa ser o orgulho de todos. Espero poder apoiar as iniciativas das associações e instituições locais por forma a dar mais vida à nossa zona histórica. Gostaria também de apoiar os projetos e iniciativas das escolas, do agrupamento escolar, dando a voz e iniciativa aos jovens (Festa Jovem), e aos menos jovens (vários convívios) para uma maior e mais ativa participação nos diversos eventos a levar a cabo ao longo do ano.
Gostaria ainda de criar alguns programas de forma a poder apoiar as iniciativas de âmbito social, cultural, desportivo e recreativo abrangendo todos os escalões etários, para que a melhoria da qualidade de vida seja uma realidade permanente.

Retrato da Freguesia
Orago: São Julião
Localidades: Almegue; Casal da Serra; Charneca; Constância; Quinta de Santa Bárbara; Quinta do Almegue; Santo António.
Área: 8,83 km²
População: 993
Ordenação heráldica do brasão: 9 de julho de 2003
Descrição: Escudo de prata, um perle ondado de três tiras de azul e prata, acompanhado de um feixe de três setas de negro, atadas de vermelho, em chefe, uma pena de verde à dextra e um ramo de sobreiro de verde, landado de vermelho, à sinistra, ambos postos em pala. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “FREGUESIA DE CONSTÂNCIA“.