Aquapolis Sul | Foto: CM Abrantes

No dia 14 de junho Abrantes comemora o 102º aniversário de elevação a Cidade.

São Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo localiza-se a sul do Tejo, sendo que o Rossio ao Sul do Tejo está situada no centro do Concelho enquanto que S. Miguel do Rio Torto se encontra na zona ocidental. Tem como vizinhos a sede do Concelho a norte, Pego e São Facundo e Vale das Mós a leste, Bemposta a sul, Tramagal a noroeste e o concelho de Constância a oeste. É ribeirinha à margem esquerda do rio Tejo ao longo dos limites com a cidade de Abrantes.

São Miguel do Rio Torto terá tido origem no Ulmeiro, cidade muçulmana, hoje com o nome de Moinho do Meio. Já o Rossio ao Sul do Tejo foi conhecido por Porto do Tejo, Rocio das Barcas e Rossio de Abrantes.

Luis Alves com 71 anos está no cargo de Presidente da Junta, independente, pelo PS desde 2013.

Qual o primeiro espaço ou local da sua freguesia que escolheria para mostrar a um turista?
O Aquapolis Sul, é o local mais bonito de Abrantes, pela envolvência com o rio e com a paisagem deslumbrante, pela paz que transmite e o convite ao lazer.

Como é viver na sua freguesia?
Viver nesta freguesia é viver bem e viver feliz.

Que pontos destaca em termos de serviços e qualidade de vida, para alguém que hoje queira mudar de Lisboa e viver no interior do país?
É um povo afável, há bom vinho e boa mesa. É viver na cidade num ambiente acolhedor sem abdicar das comodidades citadinas.

Como descreve a sua freguesia? Que investimento sugeriria a um eventual empresário que pretenda investir na sua freguesia?
Sugiro investimento nas áreas do turismo e da habitação; restauração de qualidade, servindo pratos regionais, com caraterísticas marcadamente populares.

Quais os pontos fortes que destaca na freguesia e que debilidades gostaria de resolver?
Destacam-se a centralidade, a disponibilidade do caminho de ferro, excelentes zonas de lazer, a simbiose campo/cidade de uma zona em transição.

Como é desempenhar o cargo de presidente de junta? O que o motiva a trabalhar em proximidade?
O cargo é difícil, trabalhoso mais apaixonante e a motivação está nas pessoas.

Abrantes celebra as suas festas anuais de 13 a 17 de junho. O que destaca deste momento festivo?
Será de destacar o concerto no Campo dos Mourões e o fogo de artifício no Tejo.

***

Retrato da Freguesia

Localidades: São Miguel de Rio Torto, Arreciadas, Arrifana, Cabrito, Carvalhal, Lameiras, Maiorga, Maria da Lança, Salvadorinho, São Macário, Vale Cortiças e Bicas; e Rossio ao Sul do Tejo, Cabrito e Fojo.
Área: 56,86 Km2
População: 4.881 habitantes

Ordenação heráldica dos brasões: 27 de Maio de 2004

Descrição do brasão:
Escudo de prata, asna diminuta ondada de azul e prata de três peças, encimada por espada alçada de lâmina flamejante sustentando balança de dois pratos, tudo de verde. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “S. MIGUEL do RIO TORTO”.

Descrição do brasão:
Escudo de negro, barco de ouro mastreado e cordoado do mesmo, realçado de vermelho e vestido de prata, vogando sobre campanha diminuta ondada de prata e azul de três tiras; em chefe, dois patos bravos de prata, realçados de azul, volantes. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ROSSIO ao SUL do TEJO”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.