António Campos (à dirtª) é o presidente da união de Freguesias de Saão Facundo e Vale das Mós. António Rodrigues (à esqª) fundou e presidiu à junta de Vale das Mós durante seis mandatos. Foto: mediotejo.net

No dia 14 de junho Abrantes comemora o 102º aniversário de elevação a Cidade.

Até ao século XVI, São Facundo, tinha o nome de Zonalheira. Nessa data foi encontrado um Santo, que foi colocado na Igreja Matriz e a quem foi atribuído o nome de São Fagundo, dando o nome à localidade, mais tarde São Facundo. Vale das Mós foi criada em 1985 por desanexação de parte das freguesias de Bemposta e de S. Facundo e depois agregada em 2013 na atual delimitação tomando o nome de União de Freguesias de São Facundo e Vale das Mós.

A freguesia situa-se no limite sul/sueste do concelho e tem como vizinhos o concelho de Ponte de Sor a sueste, Pego e Alvega e Concavada a norte, Bemposta a oeste e São Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo a noroeste.

António Martins Campos, 67 anos, é Presidente da Junta desde 1 Novembro de 2009. No primeiro mandato foi eleito na lista do ICA (Independentes pelo Concelho de Abrantes), atualmente representa o PS.

Qual o primeiro espaço ou local da sua freguesia que escolheria para mostrar a um turista?
Escolhia as piscinas em Vale das Mós. Para além de ser um local agradável para passar um dia em família, é um ponto de encontro onde se juntam pessoas não só da Freguesia como de Freguesias e Concelhos vizinhos.

Piscinas em Vale das Mós. Foto: DR

Como é viver na sua freguesia?
Na minha Freguesia vive-se bem, há qualidade de vida, respira-se ar puro, as pessoas conhecem-se todas, o que permite uma entreajuda em termos de poderem ultrapassar as dificuldades que venham a ocorrer no dia a dia.

Que pontos destaca em termos de serviços e qualidade de vida, para alguém que hoje quisesse mudar de Lisboa e viver no interior do país?
Infelizmente em termos dos serviços que temos para oferecer a quem se queira radicar na Freguesia, estes não são os melhores: encerraram as escolas, não temos médico e o serviço de enfermagem é deficitário. Ainda assim temos na Freguesia dois Centros de Dia e um Jardim de Infância.

Como descreve a sua freguesia?
É uma Freguesia rural, situada no Sul do Concelho, faz extrema entre o Concelho de Abrantes e o de Ponte de Sor e também entre o Ribatejo e o Alentejo.

Que investimento sugeriria a um eventual empresário que quisesse investir na sua freguesia?
Sugeria que investisse no Turismo Rural.

Quais os pontos fortes que destaca na freguesia e que debilidades gostaria de resolver?
Gostaria de resolver o problema da falta de médico. Penso que se houver boa vontade das pessoas responsáveis, que gerem a colocação dos médicos, iremos ultrapassar esta situação.

Como é desempenhar o cargo de presidente de junta? O que o motiva a trabalhar em proximidade?
É aliciante, permite-nos o contato diário com as pessoas, ouvir as suas preocupações e dentro das nossas possibilidades tentar resolvê-las. Infelizmente, devido às nossas limitações, nem sempre é possível.

Abrantes celebra as suas festas anuais de 13 a 17 de junho. O que destaca deste momento festivo?
Destaco a envolvência das pessoas nas festas da cidade, não só nos eventos culturais mas também na gastronomia, no artesanato e na mostra de produtos regionais.

***

Retrato da Freguesia

Localidades: São Facundo, Barrada, Esteveira, Vale Zebrinho e Vale das Mós.
Área: 103,31 Km2
População: 1.525 habitantes

Ordenação heráldica do brasão: 11 de novembro de 2014

Descrição do brasão: escudo de azul, com três mós de ouro, abertas do campo; em chefe, faca de prata encabada de vermelho e uma palma de ouro, passadas em aspa. Coroa mural de prata de três torres. Listel de prata com legenda a negro, em maiúsculas: “UNIÃO DAS FREGUESIAS DE SÃO FACUNDO E VALE DAS MÓS”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *