EPDRA - Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes Foto: EPDRA

No dia 14 de junho Abrantes comemora o 102º aniversário de elevação a Cidade.

A freguesia das Mouriscas situa-se na zona leste do concelho, a norte do rio Tejo, e tem como vizinhos dois municípios e três freguesias do concelho de Abrantes. Os primeiros são o Sardoal a noroeste e Mação a nordeste e a leste. As segundas são Alvega e Concavada e Pego a sul e Abrantes (S. Vicente e S. João) e Alferrarede a oeste. É ribeirinha à margem direita do rio Tejo ao longo de todo o limite sul.

Reza a lenda que os mouros convertidos aos cristianismo eram apelidados de mouriscos. Aqui se foram estabelecendo e o aglomerado de habitações tomaram o nome de Mouriscas, dando origem ao nome da aldeia.

Pedro Matos tem 45 anos e exerce o cargo de Presidente da Junta de Freguesia desde outubro de 2017, em representação do PS.

Pedro Matos – presidente da Junta de Freguesia de Mouriscas

Qual o primeiro espaço ou local da sua freguesia que escolheria para mostrar a um turista?
Teria de mostrar um itinerário, pois temos uma freguesia cheia de potencialidades e locais de interesse, como por exemplo o Rio Tejo (canal de Alfanzira), Nossa Senhora dos Matos, Trilho das Ribeiras, a oliveira milenar, os lagares, a EDPRA, os nossos restaurantes com a cozinha tradicional e típica da nossa freguesia.

Como é viver na sua freguesia? Que pontos destaca em termos de serviços e qualidade de vida, para alguém que hoje quisesse mudar de Lisboa e viver no interior do país?
Bons acessos (A23), situação central, geograficamente falando, estação de caminhos de ferro, boa gastronomia, Escola profissional de Agricultura (EPDRA), locais habitacionais de extremo sossego, turismo rural e alojamento local em franca expansão, mercado semanal com grande dinâmica.

Como descreve a sua freguesia? Que investimento sugeriria a um eventual empresário que quisesse investir na sua freguesia?
H
abitação, turismo, cultura, restauração, freguesia com terrenos e habitações para recuperação com baixo valor para aquisição.

Quais os pontos fortes que destaca na freguesia e que debilidades gostaria de resolver?
Os pontos fortes serão a reorganização do espaço do mercado, o mercado semanal com grande dinâmica, a Escola Profissional de Agricultura, uma IPSS com grande capacidade de acolhimento (ACATIM), a escola primária e o jardim de infância e ainda uma baixa percentagem de criminalidade. Gostaria de ter uma rede de internet mais forte, mais emprego (fábrica ou outro tipo de negócios), que pudesse chamar jovens, mais poder económico para ja unta de freguesia poder desenvolver mais trabalhos e actividades, e ainda a revisão do PDM.

Como é desempenhar o cargo de presidente de junta? O que o motiva a trabalhar em proximidade?
É um trabalho árduo para uma freguesia bastante extensa e com poucas possibilidades económica, com poucos meios. A proximidade é o meu lema. O meu trabalho diário são as dificuldades dos fregueses. Gosto deste trabalho, troquei Lisboa pelas Mouriscas, como tal penso que consigo melhorar a freguesia em vários aspectos, como a qualidade de vida, serviços a prestar e a dinâmica cultural, desportiva, entre outras.

Abrantes celebra as suas festas anuais de 13 a 17 de junho. O que destaca deste momento festivo?
É a oportunidade para juntar as associações da nossa freguesia e participar nas tasquinhas das festas anuais, para que estas possam angariar fundos para o seu crescimento.

***

Retrato da Freguesia

Localidades: Casal das Aldeias, Bogalhinha, Cabrais, Camarrão, Canenhos, Casas Pretas, Cascalhos, Casos Vares, Casos Castanhos, Engarnais Cimeiros e Fundeiros.
Área:  34,97 Km2
População: 1.823 habitantes

 

Ordenação heráldica do brasão: 12 de janeiro de 2005

Descrição do brasão: Escudo de ouro, dois ramos de oliveira de verde, frutados de negro, com os pés passados em aspa, acompanhados em chefe por capacho circular de vermelho, realçado de prata e nos flancos por duas telhas de vermelho; campanha diminuta ondada de azul e prata de três tiras. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “MOURISCAS”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *