No âmbito das Festas da Cidade de Abrantes, que assinala no dia 14 de junho o seu centésimo primeiro aniversário de elevação a Cidade, o mediotejo.net visita o Concelho, dando a conhecer um pouco da história de cada uma das 13 freguesias que o compõem.
A origem do nome Martinchel está, como tantos outros nomes, sustentada em narrativas, teorias e lendas. Uma lenda reza que um jovem mouro abandonou a casa dos seus pais e partiu com as tropas de D. Afonso Henriques. Como forma de compensação pela sua bravura e fé na conquista de Santarém, a região recebeu o seu nome – Martim-Chel. Há outra teoria que defende a origem do nome Martinchel deriva do orago São Martinho ou, ainda, do nome de algum colono com o nome Martim ou Martinho.
Tem a palavra … Maria Teresinha Garcia Barreiro, de 64 anos de idade, no cargo desde 2013 em representação do PS.
O que tem de melhor e de pior a sua freguesia?
A minha freguesia o que tem de melhor, é a sua posição geográfica. Uma aldeia que estando longe das cidades, está perto de tudo e com belíssimos acessos. É uma aldeia calma, segura, onde se vive bem. O pior é ser muito dispersa e as condicionantes do PDM e do Plano de Ordenamento da Albufeira do Castelo do Bode.
Como tem sido a relação da Junta de Freguesia com a Câmara Municipal?
A minha relação com a Câmara tem sido boa, nada a dizer.
Que dificuldades sente na gestão da freguesia?
As dificuldades na gestão, é a falta de dinheiro e a muita burocracia que por vezes é incompreensível e só afasta os poucos investidores.
O que é mais gratificante no cargo de presidente de junta?
O mais gratificante, é a sensação de dever cumprido.
Complete a frase: Não gostaria de terminar o meu mandato sem… cumprir o que me propus fazer.

Retrato da Freguesia
Orago: S. Miguel
Localidades: Martinchel, Alagôa, Almoinha Velha, Arneirinho, Casal do Rei, Casal da Figueira, Casal da Serra, Giesteira, Mouchões, Outeiro e Vilelas.
Área: 17,1 Km2
População: 623 habitantes
Ordenação heráldica do brasão: 18 de novembro de 2002
Descrição do brasão: Escudo de ouro, dois ramos de oliveira de verde, frutados de negro, com os pés passados em aspa, entre uma roda de azenha de vermelho, em chefe e um barco do mesmo, vogando em campanha diminuta ondada de azul e prata de três tiras. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “MARTINCHEL”.