Miradouro de Fontes. Foto: CMA

No dia 14 de junho Abrantes comemora o 102º aniversário de elevação a Cidade.

Fontes está localizada na extremidade norte do concelho, banhada ao longo da sua extensão pelo rio zêzere. Tem como vizinhos a norte Vila de Rei, Carvalhal a leste, Aldeia do Mato e Souto a sul e, a oeste, a separar a freguesia do concelho de Tomar está a Barragem de Castelo de Bode. Foi elevada a freguesia em 4 de outubro de 1985.

Sónia Alagoa tem 43 anos e é presidente da junta desde 2013, eleita pelo PS.

Qual o primeiro espaço ou local da sua freguesia que escolheria para mostrar a um turista?
O Miradouro de Fontes, porque tem sem sombra dúvida a paisagem mais bonita do concelho.

Como é viver na sua freguesia? Que pontos destaca em termos de serviços e qualidade de vida, para alguém que hoje queira mudar de Lisboa e viver no interior do país?
O que destaco na minha freguesia é a qualidade de vida, inclusivamente sei que há cidadãos que trabalham na área de Lisboa, que adquiriram casas para passarem aqui os fins de semana e as suas férias.

Como descreve a sua freguesia? Que investimento sugeriria a um eventual empresário que pretenda investir na sua freguesia?
A Freguesia de Fontes destaca-se por uma beleza extraordinária, que ainda não está explorada. Sugeria a um eventual empresário que apostasse na criação de turismo rural, poderia assim oferecer aos seus clientes uma tranquilidade e umas vistas naturais únicas.

Quais os pontos fortes que destaca na freguesia e que debilidades gostaria de resolver?
O ponto mais forte que tem são as pessoas e depois, não posso deixar de referir, é a Albufeira do Castelo de Bode. Todos os lugares da Freguesia, à exceção de um, são banhados pelo Rio Zêzere, proporcionando-nos belezas únicas onde se mistura o azul da água com o verde dos pinheiros.

Algumas estradas que precisam de intervenção rapidamente, e gostava muito que um dia o médico voltasse à sede de Freguesia, somos poucos mas estamos a cerca de 10 kms do posto médico mais próximo.

Como é desempenhar o cargo de presidente de junta? O que o motiva a trabalhar em proximidade?
Para ser Presidente de Junta é preciso gostar-se muito, é preciso saber deixar a família em 2º lugar e estar sempre presente, sempre que necessário (os incêndios são um exemplo disso, deixamos tudo e vamos para o terreno).

O que sempre me motivou a trabalhar para os meus fregueses, é a confiança que sinto que lhes posso dar alguma coisa dentro daquilo que são as possibilidades de uma Junta de Freguesia, e depois é a proximidade, estar presente.

Abrantes celebra as suas festas anuais de 13 a 17 de junho. O que destaca deste momento festivo?
Sobretudo destaco o dia do concelho, o feriado municipal desta cidade que já passou os 100 anos.

***

Retrato da Freguesia

Localidades: Fontes, Água das Casas, Bairrada, Cabeça Ruiva, Carrapatoso, Colmeal, Maxial, Maxial d’Além, Portela, Sentieiras, Vale de Açor e Vale da Bairrada.
Área: 28,12 Km2
População: 619 habitantes

Ordenação heráldica do brasão: 14 de dezembro de 2004

Descrição do brasão: Escudo de ouro, com um pinheiro resineiro arrancado, de verde, frutado de vermelho, entre dois raios eléctricos de vermelho, postos em pala; campanha ondada de três peças de azul e prata, esta carregada de dois peixes de vermelho, animados de prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “FONTES – ABRANTES”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.